O que foi
Também conhecida como Cruzada Popular, foi uma cruzada em direção a Terra Santa (Jerusalém), de caráter não oficial (não convocada pela Igreja Católica), que ocorreu no ano de 1096 (de abril a outubro).
Esta peregrinação religiosa ocorreu de forma espontânea e teve como líderes o agricultor Pedro, o Eremita e o cavaleiro Gautier Sans-Avoir (conhecido como Gualtério Sem-Haveres).
Objetivos da Cruzada dos Mendigos:
- A Cruzada dos Mendigos teve a participação de cerca de 30 mil cruzados. Eram, em sua maioria, pobres camponeses e pessoas que viviam a margem da sociedade medieval da época. Contou também com alguns cavaleiros de baixa estirpe.
- Sem organização adequada e com armamentos precários, os cruzados marcharam para a Terra Santa com o objetivo de expulsar os muçulmanos do local sagrado e retomar o controle do Santo Sepulcro.
- Durante o percurso, pediam esmolas e alimentos ou praticavam furtos.
- Chegaram à cidade de Niceia (noroeste da Anatólia) em outubro de 1096. Foram fortemente atacados e massacrados pelo exército seljúcida comandado por Kilij Arslan.
Como terminou essa cruzada
- A maioria dos cruzados foi morta. Muitos ainda foram presos e vendidos como escravos. Poucos retornaram com vida para suas cidades de origem na Europa.
|
Pedro, o Eremita, pregando a Cruzada dos Mendigos. |
atualizado em 10/07/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Guerra Santa - a formação da ideia de Cruzada no Ocidente cristão
Autor: Flori, Jean
Editora: Unicamp