Setores da Economia

Características de cada setor, quais são, atividades econômicas envolvidas, relação dos setores com a desenvolvimento dos países


Primário, Secundário e Terciário: os setores da economia
Primário, Secundário e Terciário: os setores da economia

 

Introdução (o que são)

 

A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

 

Quais são os setores da economia e suas principais características

 

1- Setor Primário 

 

O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

 

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. 

 

A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. 

 

2 - Setor Secundário

 

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

 

3 - Setor Terciário

 

É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meteriais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. 

 

Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

 

No Brasil atual, o setor terciário é o que possui a maior quantidade de pessoas trabalhando.

 

Composição do PIB do Brasil por setores da economia (estimativa 2019)

 

- Primário: 6,6%

 

- Secundário: 20,5%

 

- Terciário: 72,9%






Setores da Economia Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Proposta para a reforma do setor primário da economia brasileira

Autor: Silva, José, L. Conceição

Editora: Thesaurus

Temas: Economia do Brasil

 


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.