Estações do Ano

As quatro estações do ano são: verão, outono, primavera e inverno.


Primavera: a estação das flores
Primavera: a estação das flores

 

O que é (definição)

 

Em nosso planeta existem quatro diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano. 
  

 

As quatro estações do ano e suas principais características

 

No mês de dezembro, o Polo Norte fica mais distante do Sol. Esta é a época em que os países localizados na metade norte do mundo, enfrentam sua estação mais fria, o inverno. Nesta época os dias são mais curtos e bem mais frios. 


Neste mesmo mês é verão nos países localizadas na metade sul do mundo, como, por exemplo, o Brasil. Nesta época do ano o hemisfério sul, recebe os raios solares mais abundantemente e seus dias são mais longos. 

 

No mês de março, o hemisfério norte ainda está mais afastado do Sol em relação ao hemisfério sul, que ainda está mais próximo. Contudo, aos poucos, a situação vai sendo invertida. 

 

Então, os dias passam a ser mais longos na porção norte e mais curtos na porção sul. Este é o período em que chega a primavera na Europa e o outono na América do Sul. 

 

No mês de junho acontecem com as regiões antárticas, a América do Sul, a Austrália e outras áreas da metade sul do mundo, o mesmo que se passou em dezembro com as regiões do hemisfério norte. Estas passam por um período mais frio e com dias mais curtos. Enquanto há verão no hemisfério norte, o hemisfério sul enfrenta seu inverno. 

 

A parte sul finalmente começa a esquentar no mês de setembro, época em que seus dias vão se tornando mais longos. Nesta época já é primavera e as árvores florescem e as flores cobrem e embelezam muitas regiões. Já a parte norte dá suas boas-vindas ao outono, período em que a temperatura começa a cair e seus dias, aos poucos, vão ficando mais curtos.  

 

No caso das regiões polares (Polo Norte e Polo Sul), estas possuem somente duas estações no ano: o inverno e o verão.




Períodos das estações do ano no hemisfério sul (ano de 2024):


Verão: de 21 de dezembro de 2023 a 20 de março de 2024

Outono: de 20 de março de 2024 a 21 de junho de 2024.


Inverno: de 21 de junho de 2024 a 22 de setembro de 2024.


Primavera: de 22 de setembro de 2024 a 21 de dezembro de 2024.

 

Foto de uma paisagem do inverno com neve

Inverno: estação mais fria do ano. Nas regiões de clima frio ocorre a queda de neve.



Origens e significados dos nomes das estações do ano:

 

As palavras para as quatro estações do ano (verão, inverno, primavera e outono) têm origens em latim, grego e outras línguas antigas, e cada uma carrega um significado único.


Verão: vem do latim "veranum," que é derivado da palavra "ver," que significa "primavera" ou "tempo bom". A palavra "verão" denota a época mais quente do ano.


Inverno: tem origem na palavra latina "hibernum," que significa "tempo frio". A palavra está relacionada ao verbo "hibernare," que significa "passar o inverno". Portanto, "inverno" refere-se à estação mais fria do ano.


Primavera: vem do latim "prima" que significa "primeira" e "vera" que significa "verdadeira". Juntas, essas palavras podem ser interpretadas como a "primeira verdade", talvez aludindo ao renascimento da natureza após o inverno.


Outono: tem origem no latim "autumnus". A origem exata de "autumnus" não é clara, mas pode estar relacionada à palavra etrusca "autu", que sinaliza uma mudança de estação. O termo reflete a estação da colheita e a preparação para o inverno.

 

 

Imagem colorida mostrando as 4 estações do ano

As quatro estações do ano

 

 







Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Histórias e versos das estações do ano

Autor: vários

Editora: CIA das Letrinhas


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.