Equinócio
O equinócio é um fenômeno astronômico em que os raios do Sol incidem de forma direta na linha do Equador. O equinócio ocorre em dois dias do ano, deixando dia (parte iluminada) e noite (parte escura) com o mesmo tempo de duração.
Os dois dias de equinócio são utilizados para marcar o começo de duas estações do ano: primavera e outono.
O equinócio de outono, geralmente ocorre em 20 de março e marca o início do outono no hemisfério sul. No hemisfério norte ele dá início à primavera.
O outro equinócio ocorre no dia 22 ou 23 de setembro, dependendo do ano. No hemisfério sul é o equinócio de primavera e marca o início desta estação do ano. Já no hemisfério norte ele marca o começo do outono.
Solstício
O solstício é o fenômeno astronômico em que os raios do Sol incidem diretamente sobre o Trópico de Capricórnio ou Trópico de Câncer. Existem dois dias de solstício durante o ano. Eles marcam o início de duas estações do ano: verão e inverno.
No hemisfério sul, o solstício de verão ocorre no dia 21 ou 22 de dezembro. Num destes dias, dependendo do ano, os raios solares incidem diretamente sobre o Trópico de Capricórnio. Ele marca o início do verão neste hemisfério. Já o solstício de inverno ocorre no dia 20 ou 21 de junho, dando início ao inverno neste hemisfério.
No hemisfério norte, o solstício de verão ocorre no dia 20 ou 21 de junho e marca o começo do verão. Os raios solares, num destes dias, incidem diretamente sobre o Trópico de Câncer. Já o solstício de inverno, neste hemisfério, ocorre no dia 21 ou 22 de dezembro.
Equinócios e Solstício no hemisfério sul
Ano de 2023
- Equinócio de primavera: 23 de setembro
- Equinócio de outono: 20 de março
- Solstício de verão: 22 de dezembro
- Solstício de inverno: 21 de junho
fonte: IAG-USP
![]() |
Primavera, estação das flores, terá início em 23 de setembro de 2023. |
Atualizado em 25/12/2022
Geografia Geral e do Brasil - Ensino Médio
Autor: Moreira, João Carlos
Editora: Scipione