Curdos

Quem são, resumo, aonde vivem, o que querem, religião, problemas enfrentados, características principais, bandeira e mapa do Curdistão.


Bandeira da Região do Curdistão
Bandeira da Região do Curdistão

 

Quem são e região onde vivem

 

Os curdos são uma etnia, de origem asiática, composta por cerca de 31 milhões de pessoas (estatística 2019).

 

Como não possuem um país organizado, vivem espalhados pelos territórios de alguns países asiáticos como o Irã, Turquia, Síria e Iraque. Essa região, que possui cerca de 500 mil km² de área, é conhecida como Curdistão. Há também uma pequena quantidade de curdos habitando o Líbano.

 

Principais características e dados sobre os curdos:

 

- Grande parte dos curdos seguem a religião islâmica, de vertente sunita. Porém, uma minoria segue uma religião muito antiga, conhecida como yazidismo (religião monoteísta pré-islâmica).

 

- Não possuem um Estado próprio.

 

- Em cada região em que vivem, possuem uma condição de vida diferente. No Iraque, por exemplo, possuem cidades organizadas e gozam de certa autonomia. Já na Turquia, são observados com atenção pelo governo turco, pois são separatista e reivindicam autonomia em territórios do país.

 

- Na Turquia e no Iraque, há um grupo político chamado PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) com forte atuação. Lutam, de forma armada, principalmente na Turquia, pela autonomia e direitos iguais para o povo curdo.

 

Principais problemas enfrentados e o que querem:

 

Como os curdos são minorias nos países em que vivem, são frequentemente discriminados e até mesmo alvo de violência e ataques armados. Sofrem também com preconceitos, discriminação religiosa e tratamentos sociais e econômicos diferenciados.

 

Em 1988, por exemplo, os curdos do Iraque sofreram ataques com armas químicas, lançadas por soldados a partir de ordens do então presidente Saddam Hussein. Milhares de curdos, entre eles crianças, morreram neste cruel ato de violência.

 

Os curdos querem poder se organizar e formar um país com autonomia e governo próprio. Porém, sofrem resistência dos países em que estão vivendo, pois estes não querem ceder parte de seus territórios para a formação de um Estado Curdo.

 

Região do Curdistão no destaque do mapa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapa de uma área da Ásia: a Região do Curdistão está circulada. Em vermelho, as áreas habitadas pelos curdos.




Impressão Google+


Curdos Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.