Curiosidades do Folclore Brasileiro

Dados e informações curiosas sobre o folclore brasileiro e seus personagens, lendas


Folclore do Brasil: muitas lendas e curiosidades
Folclore do Brasil: muitas lendas e curiosidades

 

Curiosidades do folclore brasileiro:

 

- O Saci-pererê é o único personagem do folclore brasileiro que tem um dia no calendário em sua homenagem. Criado em 2005, 31 de outubro é o Dia do Saci. A data foi criada também para fazer contraponto ao crescimento das comemorações do Halloween no Brasil (sob influência da cultura norte-americana), que ocorre no mesmo dia.

 

- Um dos maiores conhecedores do folclore brasileiro foi o escritor, historiador, antropólogo e etnógrafo e folclorista Câmara Cascudo.

 

- Antigamente as lendas do folclore brasileiro eram muito usadas pelos pais para assustar “pedagogicamente” as crianças. Era uma das formas dos pais mostrarem a importância da obediência, dos perigos da vida e da importância na permanência no caminho do bem.

 

- Em 1991, a Casa da Moeda do Brasil homenageou Câmara Cascudo, o mais importante pesquisador do folclore brasileiro, estampando sua imagem numa cédula de 50 mil cruzeiros. A nota circulou até o ano de 1994.

 

- Temos no Brasil um dia para comemorar o nosso folclore. O Dia do Folclore é 22 de agosto.

 

- A palavra folclore tem origem inglesa. Ela deriva de folk, que significa povo ou gente e lore que significa conhecimento.

 

- Até os dias atuais, principalmente em regiões pouco urbanizadas do interior do Brasil, pessoas acreditam que seres folclóricos existem na realidade.

 

- A personagem folclórica Iara tem uma correspondência direta com as sereias, personagens lendárias da literatura de vários países.

 

- As lendas do folclore brasileiro foram transmitidas no tempo através da oralidade (boca a boca). Isso explica porque existem várias versões para uma mesma lenda ou personagem folclórico.

 

- Saci-Pererê, mula sem cabeça e curupira são os personagens mais populares do folclore do Brasil.

 

- Recentemente (ano de 2015) foi criado um jogo para computador que retrata o folclore brasileiro. O game se chama “Guerreiros Folclóricos” e seu criador é a empresa brasileira Unique Entretenimento Digital. O interessante game de ação e aventura apresenta vários personagens do folclore brasileiro como, por exemplo, corpo-seco, saci-pererê, boitatá, curupira, Iara, Alamoa, Matinta Pereira, Boto, entre outros.

 

- Muitas lendas folclóricas foram criadas no passado, num contexto de desconhecimento científico, como uma forma de dar explicações aos fenômenos da natureza, cuja origem era desconhecida.




Impressão


Curiosidades do Folclore Brasileiro Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Antologia do folclore brasileiro

Autor: Cascudo, Luis da Câmara

Editora: Global

Temas do livro: Cultura Popular, Folclore, Lendas e Mitos


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.