Salto com Vara

O salto com vara é uma modalidade esportiva que faz parte do atletismo.


Salto com vara: modalidade do atletismo
Salto com vara: modalidade do atletismo


O que é

 

Salto com vara é uma das modalidades do atletismo. Neste esporte, o atleta (saltador) deve passar por cima de uma barra (sarrafo), usando uma vara de apoio, sem derrubá-la. O atleta que conseguir ultrapassar a maior altura ganha a competição.

 

Como surgiu e história

 

As origens do salto com vara remontam aos tempos antigos, embora seja importante notar que seus primeiros usos não eram para o esporte como o conhecemos hoje.


Na Grécia Antiga, os atletas usavam o salto com vara para saltar sobre os touros, uma prática conhecida como Taurokathapsia. Isso era mais um ritual ou uma arte performática do que uma competição esportiva.


Na Idade Média europeia, os bastões de salto eram usados por viajantes a pé para cruzar obstáculos naturais, como pântanos, rios e cercas. As pessoas carregavam consigo uma vara que podiam usar para saltar sobre esses obstáculos, permitindo que viajassem com mais rapidez e eficiência.


No século XIX, o salto com vara como esporte competitivo começou a tomar forma na Europa, principalmente na Alemanha, onde fazia parte do currículo da ginástica. O esporte foi então introduzido nos Estados Unidos por imigrantes alemães e suecos.


O salto com vara tornou-se um evento nos Jogos Olímpicos modernos nos jogos inaugurais em 1896 em Atenas. Faz parte dos jogos desde então, com o evento de salto com vara feminino adicionado nas Olimpíadas de Sydney em 2000.

 

Principais regras do salto com vara:

 

• O atleta pode tocar na barra (sarrafo), porém não pode derrubá-lo. Caso isto ocorra, o salto é invalidado.

 

• O atleta não pode fazer com que a vara toque o chão além da marca indicada (ponto de encaixe da vara).

 

• A vara ou o corpo do atleta não pode tocar qualquer parte da área de queda, sem antes ocorrer a ultrapassagem da barra.

 

• Quando o corpo do atleta está no ar (após deixar o solo), sua mão na posição mais elevada da vara não pode ir para um ponto mais alto da mesma. A mão mais baixa também não pode ser colocada acima da outra.

 

• Em cada altura, os atletas geralmente têm três tentativas para limpar a barra. Se eles falharem nas três tentativas, serão eliminados da competição.

 

• A vitória geralmente é concedida ao atleta que conseguir saltar a maior altura sem derrubar a barra. Em caso de empate, o vencedor é o atleta com o menor número de falhas na altura em que o empate ocorreu.



Medidas e pesos principais:

 

• As medidas e pesos da vara são de livre escolha do atleta.

 

• O sarrafo deve ter peso máximo 2,250 quilos.

 

• A pista usada no salto com vara deve ter, no mínimo, 40 metros de comprimento. A largura deve ficar entre 1,22 metros e 1,25 metros.

 

• Na área de queda, que deve ter 5 metros por 5 metros, deve ter um colchão com esta medida. Ele deve ter entre 1 metro e 1 metro e meio de espessura.



Curiosidades:

 

• Se durante um salto a vara do atleta quebrar ou rachar, ele pode trocar a mesma por outra.

 

• O salto com vara (categoria masculina) faz parte do quadro olímpico de esportes desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (Atenas 1896). Os Jogos Olímpicos só incluíram esta modalidade para as mulheres a partir do ano 2000 (Olimpíadas de Sydney, Austrália).

 

• No último campeonato mundial de Atletismo, realizado em Oregon (Estados Unidos) em 2022, o vencedor do salto com vara foi o sueco Armand Duplantis que atingiu a marca de 6,21 metros. Na categoria feminina, a medalha de ouro ficou com a saltadora norte-americana Katie Nageotte), que atingiu a marca de 4,85 metros.

 

• As varas deste esporte são confeccionadas em fibra de carbono.

 

Atleta saltando no esporte salto com vara

Salto com vara: o atleta precisa de muita velocidade, força e equilíbrio nesta modalidade esportiva.

 

 




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Atletismo: os saltos

Autor: Fernandes, Jose Luis

Editora: EPU


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.