Atletismo

O atletismo é composto por várias modalidades esportivas como corridas, saltos e arremessos.


Atletismo: tradição e diversidade de modalidades
Atletismo: tradição e diversidade de modalidades

 

O que é (definição)



O Atletismo é um conjunto de atividades esportivas composto por corrida, saltos e arremessos.

 

Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições, como a maratona, são realizadas em vias públicas.

 

História do Atletismo

 

O atletismo tem sua origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C., eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.

 

Os Jogos Olímpicos, realizados em Olímpia, eram os mais prestigiosos dos quatro festivais atléticos nacionais gregos, apresentando uma série de eventos que celebravam a força física, a velocidade e a habilidade. Essas competições antigas estabeleceram os princípios fundamentais do atletismo, enfatizando a importância da aptidão física e da competição.



A era moderna do atletismo começou a tomar forma no final do século XIX e início do século XX, marcada por marcos significativos como a revitalização dos Jogos Olímpicos e a criação de órgãos governamentais como a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) em 1912. Este período viu a expansão do atletismo para incluir competições femininas e a introdução de grandes competições internacionais como os Jogos do Império Britânico e os Campeonatos Europeus.

 

A era pós-Segunda Guerra Mundial testemunhou um crescimento sem precedentes no atletismo, com atletas de nações africanas, asiáticas e latino-americanas alcançando sucesso global. Essa expansão refletiu a evolução do esporte em um fenômeno verdadeiramente internacional, abraçando uma diversidade de participantes e públicos.



As principais modalidades do atletismo são:



Corrida de pista



É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas. 


- Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.


- Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.


- Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.


- Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.

 

Atletas disputando uma corrida de pista do Atletismo

Corrida de pista: uma das principais e mais tradicionais modalidades do Atletismo.





Corridas com obstáculos



São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).


Revezamento



As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.



Saltos



- Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.

 

- Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.



Arremessos e Lançamentos



Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior. 

 

Atleta fazendo o arremesso de peso do Atletismo

Arremesso de peso: modalidade do Atletismo que exige muita força do atleta.



Decatlo



Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do decatlo são: corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.



Heptatlo



Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.



Federações e Confederações



- As competições, regras e atividades internacionais de atletismo são organizadas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo).

 

- No Brasil, as competições de atletismo são organizadas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).

 

Curiosidades, dados dos últimos mundiais e fatos importantes do atletismo mundial:


- É comemorado em 9 de outubro o Dia do Atletismo.

 

- O primeiro Mundial de Atletismo aconteceu em 1983, na cidade de Helsinque (Finlândia).


- O grande destaque do atletismo na Antiguidade foi Leonidas de Rhodes. Ele obteve doze títulos de corrida entre os anos de 164 e 152 a.C.

- As mulheres fizeram a estreia no atletismo olímpico somente em 1928 (Olimpíadas de Amsterdã). Nesta edição, as mulheres participaram das provas de revezamento 4x100m, salto em altura, lançamento de disco, 100 m e 800 m.

 

Pintura de ânfora mostrando uma cena do Atletismo na Grécia Antiga

Pintura numa ânfora mostrando uma cena do Atletismo na Grécia Antiga.

 

 



Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela USP)




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- DORNELLES, Luciano do Amaral. Atletismo: uma história a ser contada. Lisboa: Novas Edições Acadêmicas, 2014.


Vídeo indicado no YouTube:

A ORIGEM DO ATLETISMO| Educação Física - Canal Dentro Do Esporte


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.