O que é (definição e origem do judô)
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.
O nome "judô" significa "o caminho suave" e ressalta a ênfase da arte em usar a força do oponente contra ele, em vez de golpear.
História
Após a criação dessa arte marcial, Kano abriu o Instituto Kodokan de Judô em 1882 em Tóquio, que se tornou o centro mundial para o desenvolvimento e divulgação do judô.
Após sua criação, o judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais. Foi finalmente introduzido em todo o mundo no início do século XX.
Tornou-se um esporte olímpico para homens em 1964 e para mulheres em 1992.
Hoje, o judô é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo e influenciou muitas outras artes marciais modernas e esportes de combate. Tem como foco arremessos, técnicas de luta, imobilizações e travas articulares com competições realizadas em tatames divididos em classes de peso e idade.
O Judô permanece centrado em seus princípios originais de máxima eficiência com benefício e respeito mútuos.
Jigoro Kano (1860 - 1938): o fundador do Judô. |
Luta e principais regras
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado, o combate se encerra.
Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.
Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.
Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.
Principais técnicas do judô:
• Seoi Nage: arremesso de ombro onde o oponente é lançado sobre o próprio ombro.
• O Soto Gari: golpe de colheita externa, onde o oponente é derrubado pela colheita da perna externa.
• Uchi Mata: arremesso interno da coxa onde o oponente é levantado e lançado sobre o quadril.
• De Ashi Barai: técnica de varredura com o pé usada para desequilibrar e derrubar o oponente ao varrer a perna.
• Juji Gatame: técnica de imobilização onde a pressão é aplicada na articulação do cotovelo do oponente.
Proibições
No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.
Graduações (faixas)
No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, Vermelha 10º Dan.
Federações e Confederações:
- As competições internacionais de judô são organizadas pela IJF (Federação Internacional de Judô).
- No Brasil, a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) organiza os campeonatos nacionais.
Curiosidades, informações e resultados de campeonatos de judô:
- O judô feminino é esporte olímpico desde os Jogos Olímpicos de Barcelona (1992). Já o judô masculino fez sua estreia na Olimpíada de Tóquio em 1964.
- O judoca japonês Yasuhiro Yamashita ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). O curioso é que o judoca japonês conseguiu vencer na final mesmo mancando, pois, estava com um músculo da panturrilha direita rompida.
- Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (realizados em 2021) foram realizadas 15 provas de Judô. O destaque foi a equipe olímpica japonesa que conquistou 12 medalhas (9 de ouro, 2 de prata e de bronze). No evento, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze.
Judô: arte marcial e esporte de combate. |
Fonte de pesquisa de referência:
- KOBAYASHI, Kiyoshi. Judô - A Essência da Técnica. São Paulo: Cultrix, 2006.