O que é (conceito)
Dívida externa é o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimos são realizados com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial).
Consequências negativas para a economia de um país
Uma dívida externa elevada pode ser prejudicial para um país, principalmente se este for pobre ou em desenvolvimento, pois cria uma dependência com relação aos credores. Muitas vezes, o país com alta dívida externa não consegue saldar toda a dívida e compromete boa parte de seus recursos para pagar os juros.
Dívida externa brasileira: origem e atualidade
O Brasil é um exemplo de país com elevada dívida externa. Nossa dívida externa começou logo após o processo de Independência (1822). Para reconhecer a Independência do Brasil, Portugal exigiu o pagamento de 3 milhões de libras esterlinas. Como o Brasil não possuía tantos recursos financeiros, fez um empréstimo junto à Inglaterra e efetuou o pagamento em 1824. Assim começou a nossa dívida externa.
A dívida externa bruta brasileira é de US$ 567,54 bilhões (pública e privada) - dados relativos ao ano de 2021. - fonte: IPEA Data
|
Brasil possui, atualmente, dívida externa elevada. |
Atualizado em 11/01/2022
A dívida externa brasileira
Autor: Dolinger, Jacob
Editora: Renovar
Fontes de referência do texto:
- SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999.
- SOWELL, Thomas. Um Guia de Economia Voltado ao Senso Comum. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.