Social-Democracia

O que é, características principais, origem, definição, ideologia social-democrata, princípios defendidos, resumo e bibliografia.


Louis Blanc: um dos precursores da social-democracia
Louis Blanc: um dos precursores da social-democracia

 

O que é (definição) e origem

 

A social-democracia é uma ideologia política, social e econômica que surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. Ela tem origem em alguns ideais socialistas, porém de uma forma menos radical e mais transformadora (reformista). Ela ganhou força após a Revolução Russa de 1917, quando muitos políticos e intelectuais socialistas se afastaram do marxismo e dos ideais revolucionários e se aproximaram de propostas mais moderadas, dentro do próprio capitalismo, para se atingir a justiça social.

 

Nessa fase inicial, muitos sociais-democratas defendiam a ideia de que a transição do capitalismo para o socialismo deveria ser feita de forma gradual, através de reformas, seguindo os princípios democráticos. Por isso, foram excluídos e até perseguidos politicamente por regimes autoritários como o nazista na Alemanha e o stalinista na União Soviética.

 

A expressão “social-democracia” começou a ser usada, em 1848, entre os seguidores do historiador e político socialista francês Louis Blanc, que é considerado um dos criadores da ideologia social-democrata.

 

Principais características da social-democracia: princípios, objetivos e ideais

 

- Valorização do sistema democrático (democracia representativa através de eleições e voto direto) como único modelo político ideal.

 

- Propostas voltadas para a justiça social.

 

- Aceitação do sistema econômico capitalista e da economia de mercado, adotando, inclusive, ações do liberalismo econômico (pouca participação do governo na economia).

 

- Os sociais-democratas são favoráveis ao processo de privatização.

 

- Adoção de projetos e sistemas de distribuição de renda, principalmente através de programas sociais e do desenvolvimento econômico.

 

- Defesa de políticas públicas voltadas para a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores, dentro da ordem democrática e capitalista. Esse modelo é conhecido, principalmente na Europa, como “Estado de Bem-Estar Social”.

 

- Posição favorável ao multiculturalismo e à economia globalizada.

 

- A social-democracia é contrária a qualquer tipo de regime político autoritário e ditatorial ou qualquer outra forma que não tenha como princípio fundamental a valorização e o funcionamento dentro da democracia.

 

- Atualmente, os sociais-democratas defendem propostas favoráveis à defesa do meio ambiente.

 

Você sabia?

 

- No Brasil, o partido político mais identificado com os princípios sociais-democratas é o PSDB (Partido da Social-Democracia Brasileira).

 

- Os sociais-democratas estão ou já estiveram presentes recentemente (no pós-guerra) em governos de vários países como, por exemplo, a Alemanha, a Finlândia, a França, Portugal, a Suécia, a Noruega, a Dinamarca e a Espanha.

 

- No Brasil, os sociais-democratas estiveram no governo durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) entre os anos de 1994 a 2002 (dois mandatos presidenciais).




Impressão


Social-Democracia Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Dimensões da social-democracia brasileira

Autor: Peixoto, João Paulo M.

Editora: Teotônio Vilela

Ano: 1997

Temas do livro: Política, Economia, Ciências Sociais


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.