O que é
O MCCA (Mercado Comum Centro-Americano) é um bloco econômico composto por cinco países da América Central. A sede do MCCA fica na cidade de San Salvador (capital de El Salvador).
O Tratado que estabeleceu o Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) é conhecido como Tratado Geral de Integração Econômica Centro-Americana. Ele foi assinado em 29 de outubro de 1960 por Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua. A Costa Rica juntou-se mais tarde, em julho de 1962.
Países membros do MCCA:
- Costa Rica
- El Salvador
- Guatemala
- Honduras
- Nicarágua
História
O MCCA surgiu em 1960 no contexto histórico das tentativas de busca a paz na região, que sofria muito com conflitos bélicos. Ele foi criado em 15 de dezembro de 1960 com a assinatura do Tratado de Manágua. Este tratado e os protocolos de alteração que foram surgindo no decorrer dos anos regem este bloco econômico até a atualidade.
Em 1961 foi assinado o Tratado de Integração Centro-Americana com o objetivo de estabelecer um mercado econômico comum na região.
Objetivos principais do bloco:
• Criar e implementar estratégias que visem a integração econômica entre os países do bloco.
• Aumentar o comércio entre os países membros.
• Criar acordos comerciais entre o MCCA e outros países ou blocos econômicos.
• Integração monetária.
• Estabelecer uma união aduaneira entre os países participantes.
Dificuldades
Em função das diferenças politico-ideológicas entre os governos dos países membros, a integração econômica avançou pouco no bloco. Os problemas econômicos enfrentados pelos países membros nas últimas décadas, assim como a adoção de medidas protecionistas também tem atrapalhado a integração econômica no bloco.
Principais dados do MCCA:
- População total dos países do bloco: 41,8 milhões de habitantes (estimativa 2022)
- PIB geral dos países do bloco: US$ 79 bilhões (estimativa 2022)
Você sabia?
O principal parceiro comercial do MCCA são os Estados Unidos.