Poluição Química Ambiental

O que é, tipos de poluição química ambiental, causas, consequências, problemas gerados no meio ambiente, descontaminação, poluentes


Córrego afetado por poluente químico
Córrego afetado por poluente químico

 

O que é

 

Poluição química é a contaminação ambiental (solo e água principalmente) gerada por produtos químicos. 

 

Causas

 

A poluição química pode ser intencional ou acidental. A mais comum é a primeira forma, pois muitas indústrias despejam produtos químicos em rios, lagos ou diretamente na rede de esgoto da cidade, não fazendo o devido tratamento. É comum também a ocorrência de poluição na zona rural, através da contaminação do solo pelo uso excessivo e irregular de pesticidas.

 

Consequências

 

A poluição química praticamente elimina a possibilidade de vida nos rios e lagos contaminados. Todo ecossistema pode ser seriamente prejudicado nestes casos. Além de peixes e plantas aquáticas, aves que se alimentam destes peixes também podem morrer.

 

No solo, pode gerar problemas de contaminação de lençóis freáticos, nascentes de água e até deixar um terreno impróprio para a agricultura ou construção de habitações.

 

Outro sério problema é quando ocorre o contato de seres humanos com solo ou água contaminada por produtos químicos, pois pode haver o desenvolvimento de doenças ou problemas graves de saúde. 

 

Descontaminação

 

Descontaminar solo ou água é um processo de alto custo e , muitas vezes, demorado. Existem casos de terrenos, contaminados por produtos químicos, que ficam décadas sem utilização em função do grau elevado de contaminação e também do poder de toxidade do poluente. 

 

Nos casos de poluição de rios ou córregos o problema também é sério, pois a água leva o poluente por todo curso, contaminando as margens. É comum também, neste caso, o produto químico ficar depositado no fundo do rio, dificultando muito o processo de descontaminação.

 

Principais poluentes químicos:

 

Produtos tóxicos minerais:

 

- sais de metais pesados

- sais minerais

- mercúrio

- ácidos

- chumbo

- álcalis

 

Produtos tóxicos orgânicos:

 

- fenóis

- hidrocarbonetos

- detergentes

 

Você sabia?

 

- Contaminar o meio ambiente é considerado um crime ambiental. Pessoas ou empresas que geram poluição química podem ter que pagar multas pesadas ou até mesmo serem presas por esta prática.

 

- Situações graves ou crônicas de poluição química pode provocar extinção de determinadas espécies animais, caso estas vivam apenas naquele ecosssistema afetado.

 

- Os países emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China) são os que mais apresentam casos de poluição química ambiental no mundo.

 

- 11 de janeiro é o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos.




Impressão Google+


Poluição Química Ambiental Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- O que é Poluição Química (Coleção Primeiros Passos)

  Autor: Massaro, Sérgio

  Editora: Brasiliense

  Temas: Meio Ambiente, Poluição

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.