Poluição por derramamento de Petróleo

Poluição marinha causada por derramamento de petróleo, causas e consequências ambientais, o que é, resumo, acidente ambiental, solução e métodos de despoluição


Ave atingida por derramamento de petróleo no mar
Ave atingida por derramamento de petróleo no mar

 

O que é


É um tipo grave de poluição marinha causada pelo vazamento de petróleo de navios ou plataformas. É considerado um dos mais graves e problemáticos acidentes ambientais em águas marinhas.

 

Causas (como ocorre)


- Vazamentos em tubulações nas plataformas de petróleo instaladas em alto mar;

 

- Vazamentos de petróleo em navios petroleiros;

 

- Lançamento no mar de água utilizada na lavagem de tanques (reservatórios) de petróleo dos navios petroleiros.

 

Consequências


- O petróleo pode atingir diretamente as aves marinhas, levando-as à morte. O mesmo problema pode ocorrer com animais marinhos como, por exemplo, focas, tartarugas e leões marinhos.

 

- Quando ocorre o vazamento, o petróleo fica na superfície da água marinha, formando uma densa camada. Esta impossibilita a penetração dos raios solares, dificultando a fotossíntese de várias espécies de algas.

 

- Quanto atinge os mangues, o petróleo polui e contamina o ecossistema, provocando a morte de espécies vegetais e animais. Como os manguezais são áreas de procriação de determinadas espécies animais, a reprodução deles também é gravemente afetada.

 

- Em alguns casos, o petróleo pode atingir as praias, contaminando extensas faixas de areia, deixando-as impróprias para os banhistas. Nestes casos, todo o setor turístico de uma região pode ser afetado, trazendo prejuízos econômicos.

 

Despoluição


A despoluição das águas marinhas, atingidas por petróleo, é possível. Porém, na maioria das vezes, é um processo lento e de eficiência parcial. Uma vez ocorrido o desastre ambiental, as medidas são tomadas para evitar o menor prejuízo possível ao meio ambiente.

 

Umas das técnicas de despoluição mais usadas é a utilização de barreiras físicas. Desta forma, é possível impedir que a mancha de petróleo se espalhe por uma área maior. Na sequência, os técnicos podem retirar o petróleo da água, utilizando grandes bombas de sucção instaladas em navios.

 

Soluções:


- Adoção de rigorosas medidas de prevenção de acidentes em plataformas de petróleo.

 

- Fiscalização governamental eficiente e constante com relação à segurança dos navios petroleiros e plataformas de petróleo.

 

- Manutenção constante nas plataformas de petróleo, assim como nos petroleiros.

 

- Aplicação de multas pesadas para empresas que descumprem normas de segurança no transporte e exploração de petróleo.

 

- Lavagem de tanques reservatórios de petróleo em locais adequados, para que a água contaminada não seja despejada no mar.

 

Você sabia?


- Um dos maiores vazamentos de petróleo da história ocorreu em 1991, durante a Guerra do Golfo. Soldados iraquianos abriram os tanques de petróleo do Kuwait, despejando nas águas do Golfo Pérsico cerca de 230 milhões de galões de petróleo. A mancha formada cobriu cerca de 600 quilômetros das águas litorâneas. O prejuízo ambiental foi enorme, pois milhares de animais marinhos de diversas espécies morreram no acidente. 

 




Impressão Google+


Poluição por derramamento de Petróleo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Impactos ambientais do refino de petróleo


  Autor: Mariano, Jackeline Barbosa
  Editora: Interciência
  Temas: Poluição marinha, Petróleo, Acidente ambiental


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.