Tito Lívio

Quem foi, obra principal, historiador romano, onde nasceu e morreu, resumo, temas de sua obra, estilo literário


Tito Lívio: importante historiador da Roma Antiga
Tito Lívio: importante historiador da Roma Antiga

 

Quem foi

 

Tito Lívio (em latim Titus Livius) foi um importante historiador romano que viveu na época da Roma Antiga. Nasceu por volta do ano 59 a.C. na cidade de Pádua (atual Itália). Faleceu por volta do ano 17 d.C. na mesma cidade em que nasceu.

 

Principal obra de Tito Lívio

 

Sua obra principal é História de Roma (Ab Urbe condita libri) que conta a história de Roma desde a sua fundação (por volta de 753 a.C.) até a morte do imperador romano Nero Cláudio Druso (9 a.C.).

 

Esta obra, composta de 142 livros, é uma das principais fontes históricas para o estudo da Roma Antiga (Monarquia, República e fase inicial do Império). Tito Lívio começou a escrever esta obra por volta do ano 27 a.C. Nos livros que chegaram até nós, é possível conhecer o período das grandes conquistas do Império Romano, com destaque para grandes guerras e batalhas. São relatadas nesta obra as conquistas da Gália Cisalpina, da Grécia, da Macedônia, além da Segunda Guerra Púnica (contra os cartagineses).

 

Estilo da obra de Tito Lívio

 

De acordo com especialistas em literatura antiga, Tito Lívio tinha um estilo de escrita suave, fluente e agradável ao leitor. Tito Lívio buscou escrever os fatos históricos de forma interessante e não de forma a privilegiar o aspecto científico do relato histórico, como fez o historiador grego Tucídides, na obra sobre a História da Guerra do Peloponeso (entre Esparta e Atenas no século V a.C.).


Um defensor do imperador e do poder imperial?

 

Outro ponto importante e polêmico de sua obra é a posição que assume diante do poder do imperador e da organização e funcionamento do império romano. Alguns estudiosos de Tito Lívio diziam que sua obra legitimava o poder imperial em Roma. Baseavam-se, principalmente, na boa relação que Tito Lívio tinha com Augusto. Porém, podemos encontrar em sua obra algumas críticas ao poder do império e sua forma de governo. É também perceptível a inclinação de Tito Lívio para o sistema político da República Romana.




Impressão Google+


Tito Lívio Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Cinco estudos sobre Tito Lívio

Autor: Corassin, Maria Luiza

Editora: LCTE

Temas do livro: História de Roma Antiga, Império Romano


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.