Jacqueries

O que foram, significado, resumo, revolta dos camponeses na Idade Média, crise do feudalismo, história, motivos, objetivo


Jacqueries de 1358: revolta dos camponeses
Jacqueries de 1358: revolta dos camponeses

 

O que foram (significado) e objetivo

 

As Jacqueries, também conhecida como Revolta dos Jacques, foram rebeliões camponesas ocorridas na França em 1358. Estão relacionadas com a crise do feudalismo na Idade Média.

 

Através destas revoltas, os camponeses buscaram melhorar suas condições de vida, através da eliminação da forte exploração imposta pela nobreza medieval francesa.

 

Motivos e indicação de crise do feudalismo

 

- Péssimas condições de vida dos camponeses franceses em meados do século XIV. A fome, a miséria e as doenças (principalmente a peste negra) afetaram muito os servos nesta época.

 

- Exploração excessiva dos senhores feudais sobre a camada social dos servos (camponeses). Esta exploração ocorria através da cobrança de diversos impostos e taxas.

 

- Esgotamento do sistema de produção feudal (feudalismo).

 

Como terminaram

 

A nobreza francesa organizou um forte exército para combater a rebelião.

 

As revoltas terminaram com dura repressão dos nobres (senhores feudais) franceses sobre os camponeses. De acordo com estimativas de historiadores, cerca de 22 mil camponeses foram mortos pelas forças militares dos nobres.

 

Curiosidade:

 

- A palavra jacquerie em francês era utilizada, popularmente, como sinônimo de camponês. Uma das explicações afirma que este nome faz referência as jaquetas (Jacques, em francês) curtas usadas pelos camponeses. Este termo pode ter sido usado pelos nobres para ridicularizar os mais pobres, na França do século XIV.

 

- Outra explicação para o nome da revolta está relacionada com um possível camponês, líder da revolta de 1358: Jacques Bonhomme.




Impressão Google+


Jacqueries Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Movimentos populares na Idade Média (coleção Desafios)

Autor: Macedo, José Rivair

Editora: Moderna

Ano de publicação: 2009

Temas do livro: História da Idade Média, Feudalismo


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.