Deuses da Mitologia Chinesa

A mitologia da China Antiga é repleta de mitos e lendas que são importantes para conhecermos a cultura desta civilização.


Shennong: deus da agricultura na mitologia chinesa
Shennong: deus da agricultura na mitologia chinesa

 

INTRODUÇÃO

 

A mitologia da China antiga é rica e diversificada, refletindo a cultura e a história de uma das civilizações mais antigas do mundo.

 

OS PRINCIPAIS DEUSES DA MITOLOGIA DA CHINA ANTIGA E SUAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

 


- Pangu: O deus criador que emergiu de um ovo cósmico e separou o céu e a terra com seu corpo. Ele morreu após 18.000 anos e as partes de seu corpo se tornaram várias características naturais, como montanhas, rios, estrelas e animais.


- Nuwa: A deusa da humanidade que moldou as pessoas do barro e deu vida a elas. Ela também reparou os danos causados por Gong Gong, um deus da água que esmagou a cabeça contra um pilar do céu, fazendo-o desabar e inclinar a terra.


- Fuxi: O irmão e marido de Nuwa que ensinou as pessoas a pescar, caçar, domesticar animais, escrever e usar os oito trigramas para adivinhação. Ele é frequentemente descrito como tendo uma cabeça humana e um corpo de cobra.


- Shennong: O deus da agricultura que inventou a agricultura, a fitoterapia e o chá. Ele tinha um corpo transparente que lhe permitia ver os efeitos de diferentes plantas em seus órgãos. Ele também ensinou as pessoas a fazer fogo e cozinhar alimentos.


- Huangdi: O Imperador Amarelo que foi um dos lendários fundadores da China. Ele lutou contra Chi You, um senhor da guerra tirânico que tinha uma cabeça de metal e quatro olhos. Ele também inventou a roda, o calendário, a bússola e a escrita.


- Yan Di: O Imperador da Chama que foi outro lendário fundador da China. Ele era um mestre do fogo e ensinou as pessoas a usá-lo para vários fins. Ele também descobriu a seda e ensinou as pessoas a tecê-la.


- Yu: O deus das inundações que controlava as águas e as drenava da terra. Ele trabalhou incansavelmente por 13 anos para criar canais, represas e diques. Ele foi recompensado ao se tornar o primeiro governante da dinastia Xia.


- Shun: O sucessor de Yu que era um governante virtuoso e benevolente. Ele foi escolhido por Yu porque era capaz de pacificar os animais selvagens, fazer as plantas crescerem e harmonizar as pessoas. Ele abdicou em favor de seu ministro Yao quando envelheceu.


- Yao: O último governante da dinastia Xia, conhecido por sua sabedoria e justiça. Ele dividiu a China em nove regiões e nomeou funcionários para governá-las. Ele também regulou o calendário e a astronomia. Ele abdicou em favor de seu ministro Shun quando envelheceu.

 

Figura pintada em preto e branco de um homem de cabelo comprido e bigode

Pangu: divindade ligada a criação na mitologia chinesa.

 

 

Pintura em preto e branco de uma mulher chinesa envolvida em folhas

Nuwa: divindade chinesa que deu vida as pessoas.

 

 

 

Veja também:

 

China Antiga

 

 

 



Publicado em 24/04/2023


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Bibliografia Indicada

 

Referência do artigo:

 

- LIU, Xinru. A China Antiga. São Paulo: Editora 34, 2012.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.