O que é o taoísmo?
O taoísmo, também conhecido como Daoísmo, é uma religião surgida na China do século II (durante a dinastia Han) e originária de uma filosofia oriental, muito valorizada pelo confucionismo, conhecida como Tao (caminho). A origem do componente filosófico do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao-Tsé (também conhecido como Lao Zi), que viveu no século VI a.C.
Principais aspectos e características da filosofia taoísta:
• A sabedoria do Tao (caminho) é a única fonte do universo.
• A vida é regida por dois elementos (dualismo): yin (feminino) e yang (masculino). Estas duas forças se complementam e não podem existir uma sem a outra.
• As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza.
• O ser humano deve buscar o equilíbrio do corpo e deste com a natureza.
• O ser humano deve buscar o desprendimento do mundo material, não devendo desejar nada. De acordo com o taoísmo, quando um desejo é satisfeito, outro aparece em seu lugar.
• As pessoas não devem cultivar o ódio, mas sim atitudes e sentimentos positivos e gentis com o próximo.
• O taoismo prega também que os indivíduos devem ser reservados nas relações pessoais.
O templo taoista: beleza arquitetônica e espiritualidade
Um templo taoísta geralmente reflete a filosofia do Taoísmo através de sua arquitetura e design. Esses templos são caracterizados por uma atmosfera serena e harmoniosa, enfatizando o equilíbrio e a simplicidade. Eles são geralmente construídos com elementos arquitetônicos tradicionais chineses, como beirais virados para cima, entalhes e telhados ornamentados adornados com criaturas míticas como dragões e fênixes. As cores usadas são frequentemente vibrantes, simbolizando prosperidade e energia espiritual.
No interior, um templo taoísta é organizado em torno de um salão central onde cerimônias e rituais são realizados. A disposição geralmente inclui diversos altares dedicados a diferentes divindades ou aspectos da crença taoísta, como o Imperador de Jade ou os Três Puros. Incenso queima continuamente, preenchendo o ar com uma fumaça perfumada acreditada para levar preces aos céus. O ambiente é silencioso e contemplativo, convidando os visitantes a meditar ou buscar orientação espiritual.
Em suma, um templo taoísta não é apenas um lugar de culto, mas também uma manifestação física dos princípios taoístas, mesclando beleza arquitetônica com significado espiritual.
Curiosidade:
- Existem no mundo, aproximadamente, 2,8 milhões de adeptos do taoísmo. No Brasil, de acordo com o Censo do IBGE de 2000, existem 857 seguidores.
Frase de Lao-tsé
- "Conhecer os outros é inteligência; conhecer a sí próprio é a verdadeira sabedoria".
Templo taoista na cidade de Cebu (Filipinas). |
Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).
Vídeo indicado no YouTube:
TAOÍSMO: A Filosofia do Fluxo | 5 lições de Lao Tzu (Filosofia Oriental) - CANAL SUPERLEITURAS