O que é (definição) e principais características
A cientologia é um sistema de crenças (também designada seita), criado em 1955 pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard. Atualmente ela reúne adeptos, principalmente nos Estados Unidos.
A Igreja da Cientologia mistura aspectos da psicoterapia com elementos religiosos do hinduísmo, budismo e cristianismo. Os seguidores da cientologia acreditam na imortalidade, sendo que os seres humanos vão evoluindo até chegar ao estado de iluminação. Esta evolução não ocorre em apenas uma vida, mas sim em várias vidas através do processo de reencarnação. O ser espiritual, que é imortal, é chamado de “thetan”.
Segundo os seguidores desse sistema de crenças, o objetivo final de Cientologia é a verdadeira iluminação espiritual e liberdade para todos.
Para os cientologistas, as pessoas têm poder e habilidade inatos, embora suprimidos, que podem ser recuperados se forem eliminados de padrões comportamentais indesejados e desconfortos.
Autoconhecimento
Os adeptos desta igreja passam por um processo científico para atingir o autoconhecimento. Entrevistas, exames, e até testes com detectores de mentiras (polígrafo) são usados neste processo. Os resultados deste processo são guardados para que os adeptos possam, futuramente, verificar o progresso obtido.
Livros
Os livros que melhor definem a cientologia são: “Dianética: a moderna ciência da saúde mental”, "Dianética: A Evolução da Ciência" e "Ciência da Sobrevivência", escritos por L. Ron Hubbard
Cientologistas famosos
A cientologia ganhou notoriedade graças aos adeptos famosos que fazem parte dela. Dentre eles, podemos citar: Tom Cruise (ator), John Travolta (ator), Jason Lee (ator), Priscilla Presley (atriz) entre outros.
Igreja da Cientologia em Los Angeles (Califórnia, EUA). |
Outras práticas, crenças e rituais da cientologia:
- Culto aos domingos;
- Batismos;
- Casamentos;
- Cerimônias religiosas;
- Ações de caridade.
.