Reciclagem de Alumínio

A reciclagem do alumínio é altamente eficiente, pois o processo consome até 95% menos energia do que a produção de alumínio novo, contribuindo significativamente para a conservação de recursos e a redução de emissões de gases de efeito estufa.


Reciclagem de alumínio: bom para a economia e meio ambiente
Reciclagem de alumínio: bom para a economia e meio ambiente

 

Introdução


O alumínio é um metal reciclável que gera bom retorno financeiro para os trabalhadores e empresas que atuam nesta área. O processo de reciclagem consiste na reutilização do alumínio para a confecção de novos produtos.

 

Grande parte do alumínio que é reciclado no Brasil tem como origem as latas de refrigerantes, cervejas e sucos. Porém, outros produtos fabricados de alumínio podem ser reciclados como, por exemplo, esquadrias, janelas, portas, componentes de eletrodomésticos, sobras das indústrias, estruturas de boxes, cadeiras, mesas, etc.


Vantagens para o meio ambiente


As latas de alumínio são usadas em larga escala pelas indústrias. Caso estas latinhas não fossem recicladas, seus prováveis destinos de descarte seriam os aterros sanitários ou, na pior das hipóteses, rios e terrenos. Como elas levam entre 100 e 500 para se decompor no solo, a poluição gerada por elas seria imensa com grandes prejuízos ambientais. Portanto, a reciclagem destas latas é de fundamental importância para o meio ambiente.

 

Vantagens sociais e econômicas


Milhares de catadores de materiais recicláveis, organizados em cooperativas, vivem atualmente desta atividade. Grande parte da renda destes trabalhadores tem como origem a reciclagem de latinhas de alumínio. Portanto, esta atividade é importante na geração de emprego e renda no Brasil. Vale lembrar também que há no Brasil muitas empresas de reciclagem de alumínio. Estas empresas também geram muitos empregos.

 

Vale ressaltar também que o processo de reciclagem de alumínio é muito mais barato e consome menos energia do que a produção primária deste metal (usando a mineração da bauxita, que é a matéria-prima).


Processo de reciclagem do alumínio (etapas)


1º - As latas e outros materiais de alumínio, que já foram usados e descartados, são encaminhados para a reciclagem. A coleta seletiva do lixo é de fundamental importância nesta etapa inicial, pois separa o lixo orgânico do reciclável.

2º - Ocorre a separação das impurezas.

3º - Todo alumínio é picotado.

4º - Este material já limpo é fundido a 700 °C.

5º - O processo de fundição (derretimento) gera o alumínio líquido.

6º - O alumínio líquido é transformado em lingotes ou chapas de alumínio. Estes são vendidos para as indústrias que fabricam produtos e embalagens de alumínio. Assim, o material retorna a cadeia produtiva.

Do descarte a reutilização (fabricação de produtos com alumínio reciclável), o processo dura de 30 a 40 dias.



Você sabia?


- A reciclagem de um quilo de alumínio economiza a extração de cerca de quatro quilos do minério bauxita (matéria-prima).

 

- O processo de reciclagem de alumínio utiliza apenas cerca de 7% da energia elétrica usada na produção primária deste metal.

 

- Para gerar um quilo de alumínio são necessárias cerca de 75 latinhas de refrigerante, suco ou cerveja.

 

- A cidade paulista de Pindamonhangaba é a capital nacional da reciclagem do alumínio.

 


Os três principais produtos que utilizam alumínio em sua produção são:



1. Embalagens e Latas: o alumínio é muito usado para fazer latas de bebidas, devido à sua leveza e resistência à corrosão.


2. Transporte: no setor de transporte, incluindo automóveis, aeronaves e navios, o alumínio é valorizado por seu baixo peso, contribuindo para maior eficiência de combustível e redução de emissões.


3. Construção Civil: na construção civil, o alumínio é empregado em janelas, portas e fachadas, aproveitando sua leveza, durabilidade e resistência à corrosão.




Reciclagem de alumínio no Brasil


Entre os países em que a reciclagem deste metal não é obrigatória, o Brasil é o maior reciclador de alumínio do mundo. Cerca de 98,7% do alumínio produzido em nosso país volta para a cadeia produtiva através do processo de reciclagem. São cerca de 386 mil toneladas de alumínio (dados de 2022, fonte: ABAL) que passam pelo processo de reciclagem em nosso país anualmente. Este dado positivo pode ser explicado pelo fato do alumínio ser facilmente coletado, seu valor de mercado e também pelo aumento da consciência ambiental dos brasileiros.

 

Latas de alumínio para reciclagem

Latinhas de alumínio: um dos objetos de alumínio mais reciclados no Brasil.

 




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:

 

Fonte de referência do texto:

 

VEYRET, Yvette. Dicionário do Meio Ambiente. São Paulo: Senac, 2012. 

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

Processo de reciclagem do alumínio - Orgulho Nacional (Canal Recicla Sampa)


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.