Max Weber

Max Weber foi um importante sociólogo e economista alemão.


Max Weber: um dos pais da sociologia moderna
Max Weber: um dos pais da sociologia moderna


Quem foi


Maximilian Carl Emil Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Fez contribuições significativas para a teoria social e metodologia de pesquisa.

 

Biografia resumida:


Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864.


Durante grande parte de sua vida, fez estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública.

 

Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes.

 

Foi professor de Economia nas Universidades de Freiburg e Heidelberg.

 

Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar.

 

Foi casado com a feminista e escritora alemã Marianne Weber (1870-1954)


Max Weber morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920.

 

 

Principais teorias de Max Weber:



A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo: uma das obras mais famosas de Weber, essa teoria sugere que os valores de trabalho árduo, economia e eficiência, promovidos pela ética protestante, particularmente o calvinismo, ajudaram a facilitar a ascensão do capitalismo.


Verstehen: esta palavra alemã se traduz em "compreensão" ou "interpretação" e é um método proposto por Weber para a investigação social. Enfatiza a compreensão do comportamento social a partir da perspectiva daqueles envolvidos nele. Weber acreditava que os sociólogos poderiam entender as ações descobrindo os significados subjetivos que os indivíduos atribuem às suas ações.


Teoria da burocracia: forma de organização caracterizada pela divisão do trabalho, uma hierarquia de autoridade, regras e regulamentos escritos e impessoalidade em assuntos pessoais. Ele via a burocracia como a forma mais eficiente de organização, mas também alertava sobre seu potencial de desumanização.


Racionalização: o conceito de racionalização de Weber refere-se ao crescente papel do cálculo e do controle na vida social e à correspondente diminuição das formas tradicionais e baseadas em valores de autoridade e tomada de decisão. Ele sugeriu que a sociedade moderna é cada vez mais caracterizada pela eficiência, previsibilidade, calculabilidade e controle, levando a um "desencantamento do mundo".


Autoridade Carismática, Tradicional e Legal-Racional: Weber propôs uma influente tipologia de autoridade, delineando três tipos ideais de governo legítimo. A autoridade tradicional é legitimada por costumes antigos, a autoridade carismática pelas qualidades pessoais do líder e a autoridade legal-racional por leis e regras.


Teoria da Ação Social: a teoria da ação social de Weber propõe que os indivíduos atribuem significados subjetivos às suas ações e essas ações são impulsionadas por suas intenções. Ele identificou quatro tipos de ação social: instrumentalmente racional (ações movidas pela eficiência), valor-racional (ações movidas por crenças), afetiva (ações movidas por emoções) e tradicional (ações movidas pelo hábito).


Classe, status, partido: ao contrário de Marx, que via classe puramente em termos econômicos, Weber introduziu um modelo mais complexo de estratificação social, considerando classe (ordem econômica), status (ordem social) e partido (ordem política).


Principais obras de Max Weber:


A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)

 

- Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva (1913)

 

- Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)

 

- Estudos de Metodologia (1922)

 

- História geral da economia (1923)

 

- Política como vocação (1919)



Exemplos de frases:


- "Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana".

 

- "Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível".

 

- "Deus ajuda os que se ajudam".

 

Foto de Max Weber

Max Weber: importante jurista, historiador e sociólogo alemão do século XX.

 

 


 

Última atualização: 03/07/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. [S.l.]:Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1999. 1 CD-ROM.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.