Origem das religiões e crenças
Desde os primórdios, os homens acreditavam que os fenômenos naturais, como, por exemplo, as trevas, o calor, o frio, a vida e a morte, eram controlados por deuses e espíritos.
Segundo suas crenças, esses espíritos eram capazes de habitar as rochas, as árvores ou os rios, sendo que cada um deles possuía uma função diferente do outro. Os crédulos acreditavam receber sua benevolência por meio de oferendas, como: canções, danças, sacrifícios e magia.
O politeísmo na Antiguidade
Ao analisarmos a história das civilizações antigas, como as do Egito, China, Grécia e Roma, percebemos que estas eram politeístas, ou seja, possuíam vários deuses, que, em sua grande maioria, eram temidos por seus adoradores, que sempre se esforçavam para não os ofenderem ou irritarem.
Sacerdotes, especialmente treinados para interpretar a vontade divina, ensinavam ao povo como viver conforme a vontade dos deuses e também como homenageá-los. Esta atividade permitia que os sacerdotes obtivessem um grande poder.
Já nos funerais do homem primitivo, assim como os de chefes de tribos escandinavas, existia a demonstração de crença numa outra existência.
Os gregos antigos acreditavam na existência de vários deuses. |
Surgimento do monoteísmo
A ideia de uma força superior às demais, como o deus Sol, a deusa Lua, Zeus ou Odin, formou uma fé comum a muitos povos; contudo, foram os hebreus (e depois os judeus) que introduziram a crença num único Ser Supremo (Jeová), criador de todo o Universo.
Posteriormente surgiu o Cristianismo, aonde a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, Filho de Deus, conforme se encontra escrito no Novo Testamento, o homem conhece o evangelho. A religião cristã baseia-se no amor ao próximo.
Religiões orientais
As religiões orientais são em grande parte bem antigas e seguidas por inúmeros povos, entretanto, uma mesma religião toma rumos diferentes de acordo com o país e costumes de seus fiéis.
As principais religiões orientais são:
• Hinduísmo: originário do subcontinente indiano, o hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo. É uma fé complexa com uma vasta gama de deuses e deusas, além de diversas práticas e crenças.
• Budismo: fundado por Siddhartha Gautama (o Buda) no século V a.C. no que é hoje o Nepal e a Índia. O budismo foca na busca pela iluminação e na prática da meditação, atenção plena e vida ética.
• Jainismo: também originário da Índia, o jainismo é uma religião antiga que enfatiza a não-violência, o ascetismo e o ciclo de renascimento e karma. Foi fundado no século VI a.C. por Mahavira.
• Siquismo: fundado no século XV na região do Punjab, na Índia, por Guru Nanak Dev Ji. O siquismo enfatiza o monoteísmo, a igualdade de todas as pessoas e o serviço comunitário.
• Xintoísmo: nativo do Japão, o xintoísmo é uma religião que foca em práticas rituais para se conectar com o passado antigo do Japão. É centrado em kami, que são espíritos ou deuses associados a elementos naturais e ancestrais.
• Zoroastrismo: embora agora seja uma religião minoritária, foi uma vez uma grande religião na antiga Pérsia (atual Irã). Fundada pelo profeta Zoroastro no primeiro milênio a.C., é uma das religiões monoteístas mais antigas do mundo.
Você sabia?
Comemoramos em 7 de janeiro o Dia da Liberdade de Culto. Em 21 de janeiro comemora-se o Dia Mundial da Religião.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Dicionário das Religiões
Autor: Eliade, Mircea
Editora: Wmf Martins Fontes
As Religiões do Mundo
Autor: As Religioes do Mundo
Editora: Cultrix