Origem do nome
O Oceano Pacífico recebeu esse nome pelo explorador português Fernão de Magalhães durante sua circum-navegação do globo em 1521. Ele o chamou de "Mar Pacífico", em reconhecimento às águas calmas e pacíficas que encontrou ao navegar pelo oceano após atravessar as perigosas águas do Estreito de Magalhães na ponta sul da América do Sul. Esse contraste nas condições do mar levou ao nome duradouro, Oceano Pacífico.
Características e dados geográficos do Oceano Pacífico:
• O Oceano Pacífico situa-se entre a América (leste) e Oceania e Ásia (oeste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida.
• É o maior oceano do mundo em extensão, possuindo 165,7 milhões de quilômetros quadrados.
• O volume de água do Oceano Pacífico é de 714,8 milhões de quilômetros cúbicos.
• Existem cerca de 25.000 ilhas no Oceano Pacífico, mais do que a quantidade de ilhas de todos os outros oceanos do planeta.
• A profundidade média do Pacífico é de 4.270 metros.
• O ponto mais profundo do Oceano Pacífico é o Abismo Challenger com 11.034 metros de profundidade.
• A temperatura do Oceano varia muito de acordo com a localização. Atinge o ponto de congelamento nas regiões dos polos e chega a cerca de 30ºC na região da Linha do Equador.
• As principais correntes oceânicas do Pacífico são: Corrente Norte Pacífica, Corrente da Califórnia, Corrente Norte Equatorial, Corrente Kuroshio, Corrente das Aleutas, Corrente Sul Equatorial e Corrente de Humboldt.
• No Hemisfério Norte as águas do oceano circulam no sentido horário e no Hemisfério Sul no sentido anti-horário.
• As águas do Oceano Pacífico se encontram com as águas do Atlântico em dois pontos: no artificial Canal do Panamá e no estreito de Magalhães no Chile.
• Os principais mares do Oceano Pacífico são: Mar de Bering, Mar Amarelo, Mar de Coral, Mar das Filipinas, Mar de Grau, Mar do Japão, Mar de Salomão, Mar da Tasmânia, Mar da China Meridional.
Localização do Oceano Pacífico |
BERING: UM DOS PRINCIPAIS MARES DO OCEANO PACÍFICO
O Mar de Bering é uma parte do Oceano Pacífico Norte, localizado entre o Alasca (EUA) e a Península de Kamchatka (extremo leste da Rússia). Neste mar está localizado um importante e estratégico ponto geográfico, o Estreito de Bering (ligação entre o Oceano Pacífico e o Oceano Ártico).
É um mar de águas muito frias e presença de ondas altas, fatores que dificultam a navegação. Durante o inverno, as águas, situadas ao norte do mar (região do estreito), congelam.
O nome Bering é uma homenagem ao explorador dinamarquês Vitus Bering, que atravessou o estreito em 1728 e descobriu o Alasca.
Mar de Bering: entre a América e a Ásia |
Dados geográficos do Mar de Bering:
- Localização geográfica: entre a Ásia e a América do Norte.
- Extensão: aproximadamente 2,2 milhões de km².
- Águas pertencentes ao: Oceano Pacífico.
- Principais ilhas: Ilhas Pribilof, Ilha de Bering, Ilhas Diómedes, Ilha Otter e Ilha Nunivak.
- Principais acidentes geográficos: Baía de Bristol, Baía de Kuskowin, Baía de Karanga, Estreito de Bering, Golfo do Alasca e Golfo Kamchatka.
- Profundidade média na região do estreito: 50 metros.
- Profundidade máxima do mar: 3.900 metros
- Profundidade média do mar: 800 metros.
- Principais animais presentes: baleia-jubarte, baleia-cinzenta, baleia-azul, cachalote, baleia-franca, leão-marinho, orca, lobo-marinho, caranguejo-vermelho, bacalhau-do-pacífico, badejo-do-alasca e salmão.
- Quantidade de espécies animais: cerca de 420 espécies.
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Fontes de referência do texto:
- OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino e ROSS, Jurandyr Luciano Sanches,. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2014.
- ALMEIDA, Mauricio de. Geografia Global - Geral e do Brasil - Volume Único - Ensino Médio. São Paulo: Escala Educacional, 2010.