Mimetismo

O que é, funções, exemplos, resumo, mudança de cor e forma nos animais, homocromia, tipos de mimetismo, diferença da camuflagem


Cobra coral falsa: uso do mimetismo para ficar parecida com a verdadeira
Cobra coral falsa: uso do mimetismo para ficar parecida com a verdadeira

 

O que é mimetismo (conceito)


O mimetismo é a capacidade, possuída por algumas espécies de animais, de mudar a cor ou a forma do corpo para ficar parecido com outros animais, podendo desta forma ter algum tipo de vantagem.

 

O mimetismo tem como um dos objetivos dar ao animal condições de proteção contra seus predadores. Mudando de cor ou de forma, os corpos destes animais ficam numa situação de difícil percepção. Alguns animais usam também esta capacidade para “enganar” suas presas, facilitando a caça.

 

Alguns animais mudam a forma ou a cor do corpo para parecerem mais fortes ou perigosos e, assim, causarem medo em seus predadores. Algumas espécies de cobras não venenosas, por exemplo, assumem forma, cor e comportamento de espécies venenosas para assustarem os animais que lhe oferecem perigo. É o caso, por exemplo, da cobra coral falsa.

 

Tipos de mimetismo com relação à função:


- Mimetismo agressivo: o animal usa este recurso para atacar a presa.

 

- Mimetismo defensivo: o animal usa o mimetismo para enganar, assustar ou despistar o predador.

 

- Mimetismo reprodutivo: o animal usa o mimetismo para atrair o animal do sexo oposto para fins reprodutivos. 

 

E a camuflagem?


Camuflagem é uma capacidade diferente do mimetismo. Alguns animais possuem uma capacidade especial de mudar a cor e a forma do corpo para ficar parecido com o meio (plantas, solo, rocha, etc) onde vive. Dá-se o nome de camuflagem a esta capacidade. A camuflagem é usada para enganar e fugir de um predador ou até mesmo para atacar a presa.



O camaleão é o exemplo mais clássico quando se fala de camuflagem. Este animal pode mudar de cor facilmente, acompanhando o local onde se encontra. Num grama fica verde. Num tronco de árvore, por exemplo, seu corpo assume a cor marrom. Este tipo de camuflagem, quando ocorre a mudança de cor, chama-se homocromia.

 

Curiosidade:


- A descoberta do mimetismo foi feita pelo entomologista inglês Henry Walter Bates, em meados do século XIX. Para tal descoberta, este cientista estudou diversas espécies de borboletas, durante onze anos, na região da floresta amazônica.


Camaleão, animal com capacidade de fazer mimetismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Camaleão, animal com capacidade de fazer mimetismo.




Impressão


Mimetismo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

 


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.