Quem foi
Marco Polo foi um importante explorador (viajante em busca de descobertas) da Idade Média. Nasceu na cidade italiana de Veneza no ano de 1254.
Biografia resumida e viagens
Demonstrou grande interesse pelas viagens quando era adolescente. Junto com seu pai e tio, fez uma viagem para a China. Foram bem recebidos pelo imperador Kublain Khan e ficaram vivendo na China por 17 anos.
Durante este período, tornou-se representante internacional do imperador chinês. Visitou várias regiões a Ásia, como, por exemplo, Índia, Tibet e Birmânia (atual Mianmar). Com esta importante função, Marco Polo ganhou riquezas e popularidade.
Em 1292, Marco Polo, com seu pai e tio, iniciaram a viagem de retorno para Veneza. No caminho, pararam na ilha de Sumatra e na Índia, onde viveram diversas aventuras.
Em 1298, Marco Polo foi capturado pelos genoveses (inimigos comerciais dos venezianos). Enquanto estava preso, ditou um livro com suas experiências e aventuras: “As viagens de Marco Polo”.
Seu livro foi bastante lido na época, pois descrevia as riquezas, belezas e aspectos culturais dos povos asiáticos do período.
Marco Polo faleceu no ano de 1324. Até hoje, é considerado um dos grandes exploradores e aventureiros da história.
|
Marco Polo: um dos mais famosos viajantes e exploradores da época medieval. |
Importância histórica e científica de suas descobertas e viagens:
• Influência na Cartografia: seus relatos podem ter influenciado a cartografia europeia durante a Era das Explorações, embora a extensão dessa influência seja debatida entre os historiadores.
• Inspiração para Futuros Exploradores: as viagens e escritos de Marco Polo são creditados por inspirar outros exploradores, mais notavelmente Cristóvão Colombo, que supostamente carregava uma cópia do livro de Polo em suas viagens.
• Descrições Detalhadas da China: Marco Polo forneceu detalhes extensos sobre a riqueza, cultura e tecnologia avançada da China da dinastia Yuan, sob o domínio de Kublai Khan. Ele descreveu o uso de papel-moeda, carvão como fonte de aquecimento, o sistema postal e a grandeza de cidades como Pequim e Xanadu.
• Visão da Rota da Seda: ele ofereceu insights sobre a vasta rede da Rota da Seda, detalhando as rotas comerciais, as mercadorias negociadas (como seda, especiarias e joias) e as interações multiculturais ao longo dessas rotas.
• Trocas Culturais: suas viagens facilitaram as trocas culturais entre o Oriente e o Ocidente. As descrições do Oriente por Polo despertaram curiosidade e desejo de exploração entre os europeus.
• Conhecimento Geográfico: ele forneceu informações sobre várias regiões na Ásia, incluindo Mongólia, Tibete, Índia e Sudeste Asiático, detalhando sua geografia, costumes sociais, sistemas políticos e economias.
• Corte de Kublai Khan: Marco Polo descreveu suas experiências na corte de Kublai Khan, onde serviu por vários anos. Isso proporcionou visões únicas sobre a governança e cultura do Império Mongol.
|
Marco Polo na corte de Kublai Khan (ilustração). |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
BROWN, Robin. Marco Polo - a incrível jornada. São Paulo: Madras, 2018.
Vídeo indicado no YouTube: