Cultura Inca

A Cultura Inca floresceu nos Andes da América do Sul, conhecida por suas impressionantes obras de engenharia, como Machu Picchu, sua sociedade hierarquizada e seu vasto império unificado por uma complexa rede de estradas.


Escultura em ouro (arte inca): Inti, deus do Sol
Escultura em ouro (arte inca): Inti, deus do Sol

 

Localização e período histórico



Os incas habitaram a Cordilheira dos Andes, na região do atual Peru, entre os anos de 3000 a.C. e 1500 da nossa era.



PRINCIPAIS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS DA CULTURA INCA:

 

1. Arte Inca


Os incas faziam vários objetos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses e representações de elementos da natureza. O artesanato inca também foi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais. Também pintavam em tecidos, utilizando tintas naturais (sangue de animais, minérios, carvão, etc.).



2. Arquitetura Inca


Os incas utilizaram a pedra como base das construções. Embora habitassem uma região montanhosa, onde a dificuldade de construir é maior, construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios e observatórios astronômicos. Para ligar as construções, fizeram uma rede de estradas de pedra.



3. Mitologia e religião


Segunda as lendas incas, o mundo foi criado por Virachocha, o todo-poderoso. Os incas eram politeístas, pois acreditavam em vários deuses. Estes deuses incas estavam ligados à natureza. Portanto, havia deus do trovão, da chuva, do sol, do vento, etc. Porém, o deus mais poderoso e importante era Inti, o deus Sol.


Em homenagem aos deuses, os incas costumam praticar o sacrifício de animais. Isto era feito também para pedir ajuda aos deuses, em momentos de necessidade (seca, guerra, colheita, etc.). Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de Machu Picchu, o vale sagrado dos incas.



4. Ciência


Os incas criaram um objeto chamado quipo, que servia para realizar contagem de objetos, pessoas, impostos e alimentos. O quipo consistia numa série de barbantes coloridos com muitos nós. Cada cor e cada nó tinham significados e valores diferentes. Neste sistema, eles conseguiam registrar grandes volumes de dados numéricos, principalmente de impostos e propriedades.



5. Música Inca


Os incas usavam uma espécie de flauta de bambu para tocar músicas. As músicas eram criadas para simples diversão ou em homenagem aos deuses e à natureza.



6. A língua Quechua



A língua quechua, originalmente falada pelos incas, é uma importante família de línguas indígenas dos Andes da América do Sul, abrangendo várias variedades regionais. Era a língua administrativa do Império Inca, o que facilitou sua disseminação por diversos territórios, desde a Colômbia até a Argentina. O quechua mantém uma forte presença nos tempos modernos, especialmente no Peru e na Bolívia, onde possui status de língua oficial ao lado do espanhol

 

Adorno de Ouro da Cultura Inca

Adorno de Ouro da Cultura Inca (século XIV).

 

 

Gravura mostrando um mensageiro inca com um quipo.

Mensageiro inca com um quipo.

 

 


 

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:

 

BOND, Rosana. A Civilização Inca. São Paulo: Ática, 2014.

 

Fontes de referência do texto:

 

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Editora Scipione, 2005.


KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise Manzi Frayse. História Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Atual, 1998.

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

EPISÓDIO COMPLETO: O que os incas sabiam que ninguém mais sabia? | EXPLORAÇÃO INCA | Canal History Brasil


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.