Quem foi
Cristóvão Colombo foi um navegador genovês da época das Grandes Navegações. Ficou conhecido por ter liderado a frota espanhola que chegou ao continente americano em 12 de outubro de 1492.
Biografia resumida
Cristóvão Colombo nasceu na Itália, por volta do ano 1451 (não há registro do dia e mês).
Marinheiro desde a infância, ele se transformou em um cartógrafo brilhante.
Na época, os portugueses buscavam encontrar, através das grandes navegações, a rota às Índias, seguindo pelo extremo sul da África, Colombo estava certo que existia um percurso mais curto em direção ao ocidente; contudo, precisaria de apoio para provar a sua teoria.
Em 1483, Colombo apresentou ao rei de Portugal (D. João II) seu projeto de chegar às Índias navegando na direção oeste. A corte portuguesa rejeitou o projeto, pois seus navegadores já possuíam um planejamento para chegar às Índias contornando o continente africano.
Após seis anos em busca de apoio, ele finalmente o encontrou no Rei Fernando e na Rainha Isabel, da Espanha. Partiu para o mar, em 1492, em uma singela embarcação de 100 toneladas, esta, continha 52 homens. A Santa Maria era seguida por duas outras caravelas ainda menores do que ela: uma de 50 toneladas e outra de 40 toneladas.
Seguiu trajeto em direção as Ilhas Canárias, onde ficou durante algum tempo. Após um mês, sua tripulação, já cansada, fez um motim e o obrigou a prometer que eles voltariam caso não encontrassem terra num período de três dias.
Foi no terceiro dia que viram várias ilhas. Desembarcaram em uma delas e lá hastearam a bandeira real da Espanha. Posteriormente seguiram para Cuba. Antes de retornarem à Espanha, mantiveram uma pequena colônia no Haiti.
Cristóvão Colombo retratado na obra Retrato do homem (1519) de Sebastiano del Piombo. |
Apesar de suas conquistas significativas, os últimos anos de Colombo foram marcados por decepções e controvérsias. Ele enfrentou acusações de má gestão enquanto governava os territórios recém-descobertos, e foi brevemente preso e enviado de volta à Espanha, acorrentado em 1500. Embora tenha sido eventualmente liberto e autorizado a realizar uma quarta viagem, sua reputação sofreu.
Em 1502, Colombo fez sua quarta e última viagem. Nesta, porém, ele não foi bem-sucedido. Doente e desapontado por não ter encontrado um caminho para a Ásia, ele retornou a Espanha.
Colombo faleceu em 20 de maio de 1506, aos 55 anos, na mais completa pobreza. Ele era relativamente desconhecido no momento de sua morte e acreditava até o fim que havia encontrado uma nova rota para a Ásia.
Desembarque de Colombo em território americano em 1492 (representação artística). |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fonte de referência do texto:
ARRUDA, José Jobson de Andrade; PILETTI, Nelson. Toda a História. História Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2007.
Vídeo indicado no YouTube:
ARQUIVO CONFIDENCIAL #46: CRISTÓVÃO COLOMBO, o descobridor da América - Canal História e Tu