Partidos Políticos do Brasil

Existem atualmente no Brasil 29 partidos políticos oficiais e registrados no TSE.


Congresso Nacional em Brasília: centro da política brasileira
Congresso Nacional em Brasília: centro da política brasileira


Introdução

 

Atualmente, a legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem a existência de várias agremiações políticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar (1964-1985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar.

 

Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Enquanto a ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada. Felizmente, esse sistema bipartidário não existe mais e desde o início da década de 1980, nosso país voltou ao sistema democrático com a existência de vários partidos políticos.

 

Atualmente (até 10/06/2024), existem 29 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 

Relação dos principais partidos políticos em funcionamento na atualidade e suas principais ideias e características:

 

 

PDT - Partido Democrático Trabalhista

Criado em 1981, o PDT resgatou as principais bandeiras defendidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas. De tendência nacionalista e social democrata, esse partido tem como redutos políticos os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nestas regiões, tem o apoio de uma significativa base eleitoral popular. A principal figura do PDT foi o ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004. O PDT defende como ideia principal o crescimento do país através do investimento na indústria nacional, portanto é contrário às privatizações. A figura política de maior destaque do partido na atualidade é o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, candidato à presidência da República.

 

 

PC do B - Partido Comunista do Brasil

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil foi colocado na ilegalidade na época do regime militar (1964 a 1985). Mesmo assim, políticos e partidários do PC do B entraram nas fileiras da luta armada contra os militares. O PC do B voltou a funcionar na legalidade somente em 1985, durante o governo de José Sarney. Este partido defende a implantação do socialismo no Brasil e tem como bandeiras principais a luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social. A principal figura do partido é a deputada federal Manuela d'Ávila.

 

 

PL - Partido Liberal (antigo PR - Partido da República)

Criado em 24 de outubro de 2006 com a fusão do PL (Partido Liberal) e PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional). O Partido Liberal entrou em funcionamento no ano de 1985, reunindo vários políticos da antiga ARENA e também dissidentes do PFL e do PDS. O partido tem uma proposta de governo que defende o liberalismo econômico com pouca intervenção do estado na economia. Outra importante bandeira dos integrantes do PR é a diminuição das taxas e impostos cobrados pelo governo.

 

 

MDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro

Fundado em 1980, reuniu uma grande quantidade de políticos que integravam o MDB na época do governo militar. Identificado pelos eleitores como o principal representante da redemocratização do país, no início da década de 1980, foi o vencedor em grande parte das eleições ocorridas no período pós-regime militar. Chegou ao poder nacional com José Sarney, que se tornou presidente da república após a morte de Tancredo Neves. Com o sucesso do Plano Cruzado, em 1986, o PMDB conseguiu eleger a grande maioria dos governadores naquelas eleições. Após o fracasso do Plano Cruzado e a morte de seu maior representante, Ulysses Guimarães, o PMDB entrou em declínio. Muitos políticos deixaram a legenda para integrar outras ou fundar novos partidos. A principal legenda fundada pelos dissidentes do PMDB foi o PSDB. O atual presidente do Brasil, Michel Temer, é do MDB. O partido voltou a adotar a sigla MDB em 2018.

 

 

CIDADANIA

Com a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo, muitos partidos deixaram a denominação comunista ou socialista de lado. Foi o que aconteceu com o PCB que se transformou em PPS, em 1992. Além da mudança de nomenclatura, mexeu em suas bases ideológicas, aproximando-se mais da social democracia. Uma de suas principais figuras atuais é o senador Roberto Freire.

Antigo Partido Popular Socialista, mudou o nomenclatura para Cidania em março de 2019. O número deste partido é o 23.

 

 

PP - Partido Progressista (ex-PPB)

Criado em 1995 da fusão do PPR (Partido Progressista Reformador) com o PP e PRP. Tem como base políticos do antigo PDS, que surgiu a partir da antiga ARENA. O PPB defende ideias amplamente baseadas no capitalismo e na economia de mercado. Um dos seus principais representantes é o ex-senador e ex-governador de Santa Catarina Espiridião Amin.

 

 

PSDB - Partido da Social-Democracia Brasileira

O PSDB foi fundado no ano de 1988 por políticos que saíram do PMDB por discordarem dos rumos que o partido estava tomando na elaboração da Constituição daquele ano. Políticos como Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Ciro Gomes defendiam o parlamentarismo e o mandato de apenas quatro anos para Sarney. De base social democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social. O PSDB cresceu muito durante e após os dois mandatos na presidência de Fernando Henrique Cardoso. Foi uma das principais forças de oposição aos governos petitas de Lula e Dilma. Atualmente (agosto de 2019), uma de suas principais figuras é governador do estado de São Paulo, João Dória.

 

 

PSB - Partido Socialista Brasileiro

Foi criado no ano de 1947 e defende ideias do socialismo com transformações na sociedade que representam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Principal representante político: Miguel Arraes (falecido em 2005).

 

 

PT - Partido dos Trabalhadores 

Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no início da década de 1980, na região do ABC Paulista. Apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social. Governou o Brasil entre os anos de 2003 e 2011 (governo Lula) e 2011 e 2016 (governo Dilma). Dilma foi afastada em 2016, no segundo ano de seu mandato, através de um processo de impeachment. O PT reconquistou a presidência da República do Brasil, nas eleições de 2022, com Luis Inácio Lula da Silva (mandado de 2023 a 2026).

 

 

PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Fundado em 1994 por dissidentes do PT. Os integrantes do PSTU defendem o fim do capitalismo e a implantação do socialismo no Brasil. Tem como base os antigos regimes socialistas do Leste Europeu. São favoráveis ao sistema onde os trabalhadores consigam mais poder e participação social.

 

 

PV - Partido Verde

De base ideológica ecológica, foi fundado em 1986. Os integrantes do PV lutam por uma sociedade capaz de crescer com respeito a natureza. São favoráveis ao respeito aos direitos civis, a paz, qualidade de vida e formas alternativas de gestão pública. Lutam contra as ameaças ao clima e aos ecossistemas do nosso planeta.



PCB - Partido Comunista Brasileiro

Fundado na cidade de Niterói em 25 de março de 1922. Defende o comunismo, baseado nas ideias de Marx e Engels, e tem como símbolo a foice e o martelo cruzados. As cores do partido são o vermelho e o amarelo. É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo, defendendo a luta de classes. É também conhecido como "Partidão".

 

 

PSOL - Partido Socialismo e Liberdade

Fundado em 6 de junho de 2004, defende o socialismo como forma de governo. Foi criado por dissidentes do PT (Partido dos Trabalhadores). É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo. Tem como cor oficial o vermelho e como símbolo um Sol. 

 

 

PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro

Obteve registro definitivo em 18 de fevereiro de 1997.

 

PSD - Partido Social Democrático

Fundado por políticos dissidentes do Partido Progressista e Democratas, em 21 de março de 2011.

 

 

Podemos

Antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN) - fundado em 2 de outubro de 1997. A mudança de nome de PTN para Podemos foi autorizada pelo TSE em maio de 2017.

 

 

PSC - Partido Social Cristão

Obteve o registro definitivo em 29 de março de 1990.

 

 

PMN - Partido da Mobilização Nacional

O partido foi fundado em 1984.

 

 

PCO - Partido da Causa Operária

Teve sua criação aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 30 de setembro de 1997. No espectro político, é um partido de extrema esquerda. Defende a ideologia marxista e um governo dos trabalhadores. Suas ideias são radicalmente anticapitalistas.



AVANTE

Começou a funcionar com autorização do TSE em 11 de outubro de 1994. Foi fundado com o nome de PT do B.

 

 

DC - Democracia Cristã

O deferimento desse partido pelo TSE ocorreu em 5 de agosto de 1997 (data de sua fundação). Porém, seu nome antigo era PSDC (Partido Social Democrata Cristão). O principal representante do partido e atual presidente é José Maria Eymael.

 

 

SOLIDARIEDADE

Fundado em outubro de 2012, o Solidariedade teve sua criação aprovada pelo TSE em setembro de 2013. É um partido que defende o trabalhismo, o humanismo e a social-democracia. É considerado, no espectro político, um partido de centro.



NOVO - Partido Novo


Teve seu registro deferido pelo TSE em 15 de setembro de 2015. O principal nome do partido na atualidade (2023) é o governador de Minas Gerais Romeu Zema.



REDE - Rede Sustentabilidade

O registro foi aprovado pelo TSE em 22 de setembro de 2015. É um partido de orientação de centro-esquerda. Sua principal representante é a ex-senadora Marina Silva, atual candidata à presidência da República.

 

 

PMB - Partido da Mulher Brasileira

Registro deferido pelo TSE em 29 de setembro de 2015.

 

 

UP - Unidade Popular

O registro foi deferido pelo TSE em 10 de dezembro de 2019. Foi fundado em junho de 2016 e seus princípios básicos estão ligados ao socialismo. Portanto, é um partido de esquerda e de ideologia anticapitalista.

 

 

AGIR

Antigo PTC, mudou a nomenclatura para a atual em março de 2022. Seu número partidário é 36. Seu lema é "É tempo de Agir!". É um partido considerado de centro do ponto de vista político-ideológico.

 

 

UNIÃO (União Brasil)

O partido sergiu a junção do PSL (Partido Social Liberal com o DEM (Democratas). O deferimento do TSE ocorreu em fevereiro de 2022. o UNIÃO é um partido de direito a centro direito e sua ideologia se identifica com o liberaismo e o conservadorismo liberal. O número do partido é o 44.

 

 

Partido Renovação Democrática (PRD)

Surgiu em 2023, a partir da fusão do PATRIOTA e do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Com relação à ideologia, o partido se aproxima do conservadorismo social
Liberalismo econômico  e Bolsonarismo. Portanto é um partido considerado de direita.

 

 

 

PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS PARTIDOS POLÍTICOS NUM REGIME DEMOCRÁTICO:

 

• Representação: os partidos políticos atuam como uma ponte entre os cidadãos e o governo. Eles agregam e articulam os interesses e demandas do público, garantindo que vozes diversas sejam ouvidas e consideradas no processo de formulação de políticas.


Formulação de Políticas: os partidos desenvolvem e promovem programas e políticas específicos. Ao propor soluções para questões públicas, eles oferecem aos eleitores escolhas claras durante as eleições, o que ajuda a orientar a direção das ações governamentais e da legislação.


Recrutamento e Treinamento de Líderes: são os partidos que identificam, recrutam e treinam líderes políticos e candidatos. Esta função garante um suprimento contínuo de indivíduos competentes que podem assumir cargos públicos e contribuir para uma governança eficaz.


Organização do Governo: uma vez no poder, os partidos políticos ajudam na formação e operação do governo. Eles estão envolvidos na nomeação de funcionários-chave, na coordenação das atividades legislativas e na implementação das políticas do partido através das ações governamentais.


Socialização e Mobilização Política: os partidos educam e envolvem os cidadãos no processo político. Eles informam o público sobre questões políticas, incentivam a participação dos eleitores e mobilizam apoiadores para se envolverem em campanhas e outras atividades políticas, fomentando um eleitorado mais ativo e informado.

 

 

Saiba mais:

 

Obtenha mais dados e informações sobre os partidos políticos brasileiros no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Logotipos de vários partidos brasileiros

Logotipos de alguns partidos brasileiros. O Brasil possui 33 partidos políticos registrados no TSE.

 

 

 




Por Equipe Sua Pesquisa




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.