Dados e informações sobre a bandeira do País de Gales:
A bandeira do País de Gales, também conhecida como "O Dragão Vermelho", é composta por duas faixas horizontais de mesmo tamanho, sendo a superior na cor branca e a inferior verde. No centro da bandeira aparece um dragão vermelho caminhando.
Proporção oficial
A proporção da bandeira galesa é de 3:5. Portanto, se ela for feita com três metros de largura, deverá ter cinco metros de comprimento.
Significado das cores e imagens
- Verde e Branco: representa a família real britânica Tudor de origem galesa. O verde também é uma referência ao alho-porró, vegetal símbolo do País de Gales.
- Dragão vermelho: simboliza a proteção.
História e origem
A bandeira galesa (no formato e cores atuais) foi adotada (reconhecida oficialmente) em 1959. É uma das mais antigas bandeiras de países em uso na atualidade. Ela foi usada pelo rei Henrique VII na Batalha de Bosworth (1485), uma das principais batalhas da Guerra das Duas Rosas (guerra civil britânica entre as casas de York e Lancaster). Desde então, o dragão vermelho foi usado como protetor do brasão real da família Tudor (no poder da Grã-Bretanha entre 1485 e 1603), representando a ascendência galesa.
Alguns historiadores acreditam que o dragão vermelho foi introduzido na região do País de Gales durante a ocupação romana na região.
Curiosidade:
- As únicas bandeiras nacionais que apresentam um dragão é a do País de Gales e a do Butão.
![]() |
Bandeira nacional do País de Gales |
atualizado em 08/12/2020