Cultura Argentina

Resumo das principais características culturais atuais da Argentina, música, tango, futebol, os gaúchos, culinária e influências culturais.


Tango: estilo musical e dança típicos da cultura argentina
Tango: estilo musical e dança típicos da cultura argentina



Introdução


A Argentina é considerada a república mais europeia da América do Sul, com a maioria dos argentinos sendo descendentes de espanhóis e outros colonos europeus. A cultura argentina moderna tem sido grandemente influenciada por essa população imigrante, mas com um toque sul-americano. A paixão latino-americana é combinada com um estilo de vida cosmopolita europeu. O caráter de Buenos Aires, a capital cultural, tem origem em sua alta proporção de descendentes europeus, além de sua imitação da moda, arquitetura e design europeus.


Já a população indígena é estimada em pouco menos de 2% da população total, com alguns residindo no noroeste e outros vivendo no nordeste. O restante dos indígenas, particularmente os da região central dos pampas, foi quase totalmente exterminado pelos espanhóis. Como resultado, a cultura argentina tem uma influência indígena mínima, embora a erva-mate seja originária dos guaranis.


Os gaúchos



Na Argentina, Chile, sul do Brasil, Bolívia, Uruguai e Paraguai, o nome “gaúcho” refere-se aos pastores dos pampas que cuidavam do gado nos séculos XVIII e XIX. Eles eram mestiços, de ascendência europeia e indígena. O termo deriva de gacho, que significa “camponês” e “amante”, ou huacchu, que significa “solitário” e “órfão”. Os gaúchos são uma parte definitiva da cultura argentina e um símbolo nacional. Suas roupas tradicionais consistem de um poncho, calças largas e um chapéu de abas largas.


O tango e o futebol


Acredita-se que o tango tenha se originado no início dos anos 1900, nos arredores de Buenos Aires, nas áreas de classe baixa. Trata-se de um estilo de dança bastante intimista, dançado ao ritmo do bandoneon (instrumento semelhante ao acordeão). Hoje ele faz parte da identidade argentina e é um de seus principais símbolos, assim como o futebol, considerado o esporte nacional. O futebol foi introduzido na segunda metade de 1800 pelos imigrantes britânicos em Buenos Aires e hoje mais de 90% da população declara lealdade a algum clube. O país abriga vários grandes estádios, alguns deles importantes atrações turísticas, como o La Bombonera, localizado no bairro La Boca.
 

Cozinha



A Argentina é o maior consumidor mundial de carne vermelha. “Parillas” são restaurantes especializados em carne grelhada. Pratos e comidas típicas incluem asado (churrasco), empanadas (espécie de pastel assado com recheios de vários sabores), frios e queijos acompanhados de pão, mate (infusão de erva-mate, tomada em geral sem açúcar), doce de leite e alfajores (biscoitos doces recheados com doce de leite).


Churrasco (asado): prato típico da culinária argentina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Churrasco (asado): prato típico da culinária argentina. 


 

Fontes


https://www.voyage-argentine.com/culture/


http://www.dosmanosargentina.com/travelargentina/
portuguese/cultura-e-sociedade.php


http://www.dosmanosargentina.com/travelargentina/
portuguese/cultura-e-sociedade.php




Impressão


Cultura Argentina Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Cultura e Sociedade - Brasil e Argentina

Autor: Miceli, Paulo

Editora: Edusp

Ano: 2014

Temas do livro: História, Cultura, Sociologia


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.