Principais aspectos da Geografia da África do Sul
Limites geográficos:
Namíbia, Botswana, Zimbabue, Moçambique e Suazilândia ao Norte. Sudeste banhada pelo Oceano Índico e Sudoeste banhada pelo Oceano Atlântico.
Território
A África do sul está localizada na região sul do continente africano. Possui uma costa bem extensa, com cerca de 2.500 km de litoral.
A costa sul-africana é banhada a leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelas águas do Oceano Atlântico.
Em tamanho de território, a África do Sul fica na 25ª posição, com área de 1.221.037 km².
Relevo
Na região oeste até o centro do país encontra-se um vasto planalto com duas importantes cadeias de montanhas. O Karoo que é uma região semidesértica e a Cordilheira do Drakensberg localiza-se paralelamente a costa oriental.
![]() |
Cordilheira do Drakensberg: conjunto de montanhas na costa oriental da África do Sul. |
Vegetação
A vegetação da África do Sul é bem diversificada. A região oeste e central apresenta pastagens e savanas. Nas áreas de deserto, encontramos as estepes. No sul apresenta-se a vegetação mediterrânea. Há também presença de florestas tropicais, principalmente, nas regiões próximas a rios.
Clima
O clima predominante na África do Sul é o semiárido, porém encontramos o clima subtropical na costa oriental do país e o mediterrânico no extremo sul.
Rios
O território sul-africano é cortado por diversos rios, sendo que os mais importantes são: Incomati, Fish, Limpopo, Maputo e Vaal.
Recursos Minerais
O subsolo da África do Sul é rico em minérios como, por exemplo, ouro, diamante, carvão mineral, ferro, manganês, níquel, cromo, estanho, urânio, platina, cobre e gás natural.
texto atualizado em 31/10/2020