Curiosidades das Olimpíadas

Conheça vários fatos curiosos que ocorreram na História das Olimpíadas Modernas, dados, estatísticas e informações curiosas.


Cabo de Guerra já foi modalidade olímpica (na foto, competição nas Olimpíadas de 1914)
Cabo de Guerra já foi modalidade olímpica (na foto, competição nas Olimpíadas de 1914)

 

Curiosidades das Olimpíadas


- O palco da Primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, foi o Estádio Panathenaic. A base do estádio era composta por uma estrutura de mármore, feita no século IV a.C.

 

- O Cabo de Guerra foi um esporte olímpico entre os anos de 1900 e 1920.

 

- Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilarem. Logo após vem os atletas do país sede, e na sequência, os dos outros países em ordem alfabética.

 

- Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1908) que os atletas passaram a desfilar de forma organizada na cerimônia de abertura. Antes de 1908, os atletas entravam e saíam do estádio sem qualquer organização.

 

- O lema das Olimpíadas, "Citius, Altius, Fortius", foi criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris (1900). O lema, que traduzido significa "mais rápido, mais alto, mais forte" é usado até a atualidade.

 

- Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna. São eles: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália.

 

- Na Grécia Antiga, os atletas gregos faziam várias orações aos deuses do Olimpo para que os jogos acontecessem sem problemas e de forma justa.

 

- A famosa frase "O importante não é vencer, é participar" é de autoria de um bispo da Pensilvânia (EUA) é foi pronunciada num discurso para os atletas, antes das Olimpíadas de Londres (1908).

 

- A famosa bandeira olímpica, com cinco arcos representando os continentes, foi elaborada por Pierre de Coubertin, em 1913. Ela foi hasteada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antuérpia em 1920.

 

- O fogo olímpico foi introduzido, pela primeira vez, na cerimônia olímpica nos Jogos Olímpicos de 1928 em Amsterdã.

 

- O mais jovem medalhista olímpico foi Dimitrios Loundras, da Grécia, que ganhou a medalha de bronze na ginástica aos 10 anos, em 1896.

 

Foto antiga de Dimitrios Loundras entre dois atletas

Dimitrios Loundras (centro da foto): o mais jovem medalhista da história dos Jogos Olímpicos.




- Em 1916, não foram realizados os Jogos Olímpicos de Berlim em função da Primeira Guerra Mundial.

 

- Nas Olimpíadas antigas, os atletas competiam nus para homenagear Zeus e evitar trapaças, escondendo o equipamento sob as roupas.

 

- As Olimpíadas de Paris de 1900 apresentaram eventos incomuns como combate a incêndios, lançamento de pipas e balão de ar quente.

 

- As Olimpíadas de 1944, que deveriam ocorrer em Londres, também foram canceladas, pois a Europa estava quase toda envolvida na Segunda Guerra Mundial.

 

- Nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna, no começo do século XX, todas as medalhas eram entregues aos atletas na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

 

- Foi somente nos Jogos Olímpicos de 1932 (Los Angeles) que os atletas vencedores começaram a ouvir o hino do seu país e a ver o hasteamento da sua bandeira, no momento da entrega das medalhas no pódio.

 

- Várias modalidades curiosas já fizeram parte das Olimpíadas: Doze Horas de Ciclismo (1896), Levantamento de peso com apenas uma mão (1896 a 1904), Cabo de Guerra (1900 a 1920), Tiro ao pombo (1920) e Voo livre de planador (1936), Jogo da Palma (1908), Motonáutica (1908) e arremesso de dardo e disco com as duas mãos (1912).

 

- Nas Olimpíadas de Melbourne (Austrália), em 1956, uma atleta tcheca e um norte-americano namoraram na Vila Olímpica. No auge da Guerra Fria, o namoro originou um incidente diplomático entre os dois países.

 

- A maior goleada ocorrida num jogo de futebol durante uma Olimpíada ocorreu em 1908 (Jogos Olímpicos de Londres). Na ocasião, a Dinamarca venceu a França pelo impressionante placar de 17 a 1.

 

- Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), um judoca japonês cometeu suicídio após ser derrotado numa luta.

 

- Nas Olimpíadas de Estocolmo (Suécia), em 1912, um maratonista português desmaiou durante uma prova e morreu no dia seguinte no hospital. Foi apontada insolação como causa da morte.

 

- O sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Com 72 anos, ele ganhou medalha de prata na competição de tiro durante as Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em 1920. 

 

- A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos foi a britânica Charlotte Cooper. Ele conquistou o torneio de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris (1900).

 

- O primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro em Olimpíadas foi Guilherme Paraense. O feito foi realizado na prova de tiro durante as Olimpíadas de 1920, na Antuérpia (Bélgica).

 

- A nadadora Maria Emma Hulga Lenk Zigler (mais conhecida como Maria Lenk) foi a primeira brasileira (e também sul-americana) a participar dos Jogos Olímpicos. O fato histórico ocorreu nas Olimpíadas de Los Angeles de 1932. Com apenas 17 anos, Maria Lenk competiu nas provas de 100 metros livres e 200 metros peito.

 

- O atleta que mais ganhou medalhas olímpicas foi o nadador norte-americano Michael Phelps. Nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008) ele ganhou, no total, 16 medalhas. Nas Olimpíadas de Londres, o nadador conquistou mais 6 medalhas (sendo 4 de ouro e 2 de prata), totalizando 22 medalhas olímpicas.

 

- Após ganhar a medalha de ouro nos 200 metros medley, o nadador norte-americano Michael Phelps tornou-se o primeiro tricampeão olímpico em uma mesma prova de natação. 

 

- Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1948) que as provas de natação começaram a ser realizadas em piscinas. 

 

- A cerimônia de revezamento da tocha olímpica, que ocorre dias antes do início dos jogos, começou a ser praticada somente nas Olimpíadas de Berlim (1936).

 

- O primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi o norte-americano James Connolly. A conquista foi realizada nas Olimpíadas de Atenas de 1896, na prova de salto triplo. Neste mesmo evento, Connoly ganhou mais duas medalhas: prata no salto em atura e bronze no salto em distância.

 

Foto do atleta James Connolly

James Connolly: primeiro atleta a ganhar medalhas em Jogos Olímpicos.

 

 

- Os atletas que demonstram espírito olímpico durante os jogos são premiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a medalha Pierre de Coubertin.

 

- Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 foram os primeiros a serem transmitidos via satélite pela televisão.

 

- O país que mais conquistou medalhas na história das Olimpíadas foram os Estados Unidos. Até os Jogos Olímpicos de Londres (2012), os norte-americanos ganharam 2399 medalhas olímpicas (974 de ouro, 758 de prata e 667 de bronze).

 

- No ranking de medalhas conquistadas, o Brasil fica em 36º lugar. Até as Olimpíadas de Londres (2012), o Brasil havia conquistado 111 medalhas (23 de ouro, 34 de prata e 54 de bronze).

 

- Para garantir a segurança durante as Olimpíadas de Londres 2012, o governo britânico instalou mísseis em prédios residenciais na área leste de Londres.

 

- Los Angeles (EUA) foi a cidade que mais vezes se candidatou para ser sede dos Jogos Olímpicos. Foram nove candidaturas, sendo escolhida por duas vezes.

 

- As Olimpíadas de Londres de 1948 foram as primeiras a serem transmitidas pela TV para residências particulares.

 

- O único país-sede que não ganhou medalha olímpica em sua própria Olimpíada foi o Canadá. O resultado inédito e negativo foi obtido nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976.

 

- As Olimpíadas de Londres de 1908 foram as mais longas da história. Elas tiveram início em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro.

 

- Nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, dois esportes voltaram para o quadro de modalidades olímpicas depois de muitos anos. O Rugby retornou para as Olimpíadas depois de 92 anos. Já o Golfe retornou após 112 anos.

 

- Nas Olimpíadas de Seul de 1988, durante a cerimônia de abertura, vários pombos morreram queimados no fogo da pira olímpica. Desde então, a revoada de pombos deixou de ser obrigatória na cerimônia de abertura.

 

- Na Olimpíada de Tóquio (1964) ocorreu a estreia do Judô como esporte olímpico.

 

- Durante toda a história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (até 2016), 144 países já ganharam medalhas.

 

- As Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, bateu o recorde de número de países participantes. Participaram atletas de 206 países. Na próxima Olimpíada, que será realizada em 2021 no Japão, são esperados os mesmos países de 2016.

 

- Os Jogos Olímpicos de 2016, que foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, foi a primeira edição deste evento em território sul-americano.

 

- Até as Olimpíadas de 2016, foram realizadas 31 edições dos Jogos Olímpicos.

 

- Durante as Olimpíadas, os atletas ficam hospedados na Vila Olímpica. Além das hospedagens, nela os atletas encontram toda infraestrutura necessária como, por exemplo, lojas e locais de prestação de serviços. Ela funciona como uma minicidade. Geralmente, a Vila Olímpica fica localizada próxima ao estádio olímpico.

 

- O Brasil não participou das Olimpíadas de 1896, 1900, 1904, 1908, 1912 e 1928.

 

- Os Jogos Olímpicos foram organizados por 23 países desde a sua criação.

 

- A Olimpíada de Tóquio 2020 foi a primeira da História a ser adiada. O adiamento aconteceu em função da pandemia de coronavírus, iniciada na China no final de 2019.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Vídeo indicado no YouTube:


10 fatos SURPREENDENTES das Olimpíadas - Canal Plano Piloto


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.