Definição: o que é o sambaqui e suas principais características
Os sambaquis, também conhecidos como concheiros, são depósitos naturais de cascas de ostras, conchas, ossos, chifres e restos de artefatos (qualquer objeto ou ferramenta produzidos pelo ser humano) e zoólitos (esculturas de animais feitas em pedra polida) deixados pelos homens pré-históricos e indígenas brasileiros.
Onde são encontrados?
São encontrados, principalmente, em regiões litorâneas do Brasil. Eles podem medir entre 2 e 30 metros de altura, com até 100 metros de diâmetro.
Importância para o estudo da História e Pré-História
Os sambaquis são excelentes fontes históricas para o estudo da Pré-história brasileira, pois apresentam restos materiais da cultura deste período. Nos sambaquis, junto com as conchas e ostras, é muito comum os arqueólogos encontrarem ferramentas, armas, chifres, restos de utensílios domésticos de cerâmica e até ossos humanos. Todos esses artefatos são de grande importância para entendermos mais sobre a alimentação, os costumes e como fabricavam ferramentas e outros utensílios.
Museus e sambaquis
Existem no Brasil alguns museus que apresentam objetos encontrados em sambaquis e também o resultado das pesquisas obtidas com o estudo destas fontes históricas. Como exemplos, podemos citar o Museu do Homem do Sambaqui (Florianópolis) e o Museu Arqueológico de Sambaqui (Joinville).
Curiosidade histórica:
- Os sambaquis, além de serem chamados de concheiros, também são conhecidos como ostreiros, berbigueira, banco, samauqui e sernambi. A palavra é de origem indígena.
![]() |
Sambaqui Figueirinha I localizado no município de Jaguaruna (Santa Catarina). |
Você sabia?
Na Pré-história, os zoólitos eram, geralmente, enterrados com os cadáveres. Esse processo acontecia no contexto do ritual funerário.
Última revisão: 14/12/2021
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
ARRUDA, José Jobson de Andrade; PILETTI, Nelson. Toda a História. História Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2007.