Definição (o que é)
Monocultura é a produção ou cultura de apenas uma especialidade agrícola.
Porém, é bom ressaltar que quando dizemos, nos dias de hoje, que determinado país possui uma economia monocultura, não estamos dizendo que neste país ocorre única e exclusivamente a produção de um gênero agrícola. Mas sim que a economia deste país é muito dependente da produção e comercialização deste produto. Evidentemente, que neste país também ocorre a produção de outros gêneros agrícolas.
Exemplos e principais características:
A monocultura, também conhecida como unicultura, geralmente ocorre nos latifúndios (grandes propriedades agrícolas com baixa produção). Exemplo: Numa fazenda ocorre apenas a produção de soja.
Quando um país é monocultor, não é algo positivo, pois ele ficará dependente apenas deste produto. Quando o preço no mercado internacional cai, a demanda diminui ou ocorrem alterações climáticas que prejudicam a produção, a economia do país fica vulnerável.
Monocultura na História do Brasil
Nos séculos XVI e XVII, período colonial, o Brasil ficou muito dependente da monocultura da cana-de-açúcar. Embora ocorresse a produção em pequena escola de outros gêneros agrícolas, quase toda produção era voltada para a cana-de-açúcar.
Engenho de açúcar no Brasil Colonial: monocultura prevaleceu durante o ciclo açucareiro. |
Economias monocultoras da atualidade
Na atualidade, os países monocultores estão entre os mais pobres do mundo. Grande parte destes países fica na África, Ásia e América Central.
Você sabia?
Quando ocorre o cultivo de diversos gêneros agrícolas, damos o nome de policultura. Este é um sistema muito mais vantajoso do que a monocultura.
QUIZ
Qual dos produtos abaixo já foi exemplo da monocultura na História do Brasil Colonial?
Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
.