Definição (o que era)
Na Europa, durante a Idade Média (século V ao XV) o feudo era um terreno ou propriedade (bem material) que o senhor feudal (nobre) concedia a outro nobre (vassalo). Em retribuição, o vassalo deveria prestar serviços ao senhor feudal, pagar impostos e oferecer lealdade e segurança.
O feudo foi a principal unidade de produção durante o feudalismo.
Instalações principais do feudo e suas características econômicas
Um feudo medieval (território), geralmente, era constituído pelas seguintes instalações: castelo fortificado (residência do nobre e sua família), vila camponesa (residência dos servos), área de plantio, igreja ou capela, moinho, estábulo, celeiro, etc.
Os feudos visavam a autossuficiência, produzindo a maior parte do que necessitavam. Artesanatos especializados ou bens não produzidos localmente poderiam ser obtidos através do comércio.
Disputa pelos feudos
Como neste período a propriedade da terra era sinônimo de poder econômico, político e social, eram comuns as guerras e batalhas pela disputa de feudos.
Curiosidades históricas:
- Em algumas regiões da Europa, como no interior da França, por exemplo, os feudos existiram até a segunda metade do século XVIII. No caso da França, eles deixaram de existir após a Revolução Francesa, iniciada em 1789.
- O termo feudo também era utilizado para referir-se a um direito, terra ou renda, que um senhor feudal concedia a um vassalo.
As três principais instalações de um feudo medieval: terras senhoriais (com servos trabalhando) e acima o castelo (esquerda) e igreja católica (direita). |
Você sabia?
- A palavra "feudo" é usada atualmente, no Brasil, para referir-se a uma região sob influência de um político (deputado, senador, vereador, etc.), partido ou grupo político.
- As terras do senhor feudal (espaço em que ficavam o castelo, moinho e as terras cultiváveis) são também conhecidas como "manso senhorial". Já as terras onde os camponeses trabalhavam são chamadas de "manso servil".
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de pesquisas utilizadas:
- MOCELLIN, Renato. História para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2014.
- SANTOS, Maria Januária Vilela. História Antiga e Medieval. São Paulo: Ática, 1998.
Vídeo indicado no YouTube:
O QUE É FEUDO- Canal Marcos Ensina