O que é (definição)
Escambo é a troca de mercadorias ou serviços diretamente, ou seja, sem a utilização de moeda ou qualquer outro tipo de recurso monetário (ações, duplicatas, metal precioso em espécie).
Escambo no período Pré-Colonial do Brasil
O escambo foi muito utilizado no contexto da exploração do pau-brasil (início do século XVI). Os portugueses davam bugigangas (apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e, em troca de trabalho, os nativos deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas (embarcações) portuguesas.
Exemplos:
1. Um pintor realiza a pintura da casa de uma pessoa e em troca recebe uma bicicleta.
2. Um mecânico conserta o automóvel de um professor de línguas e, em troca, recebe algumas aulas particulares de inglês.
Escambo na atualidade
Atualmente, como a economia baseada em moedas, o escambo é pouco utilizado. Sobrevive ainda apenas em regiões pouco desenvolvidas do mundo.
Você sabia?
A origem do escambo:
De acordo com historiadores e arqueólogos, a prática de escambo surgiu na Pré-História, durante o período Neolítico (a cerca de 10 mil anos). Foi o surgimento da agricultura e da criação de gado, que favoreceu a troca de trabalho por produtos neste período.
Escambo: troca de produtos ou serviços sem uso de moedas. |
Curiosidade:
O ato de praticar o escambo é denominado escambar.
QUIZ
Que tipo de troca existe na prática do escambo?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fonte de referência do artigo:
NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. [S.l.]:Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1999. 1 CD-ROM.