Buraco Negro

Buraco negro é uma região do espaço em que a força gravitacional é tão forte que nada escapa dele.


Buraco Negro: campo gravitacional extremamente intenso
Buraco Negro: campo gravitacional extremamente intenso


O que é (definição)

 

Buraco Negro é uma área situada no espaço em que o campo gravitacional é extremamente forte. Em função desta característica, a luz não consegue refletir ou escapar do seu interior, por isso a região fica toda negra (sem luz). Este termo foi criado, em 1968, pelo físico teórico norte-americano John Archibald Wheeler.

 

Origem

 

A maioria dos buracos negros surge a partir do colapso de estrelas extremamente massivas.



Informações e características principais:

 

Os buracos negros podem ser de vários tamanhos, porém eles apresentam algumas características em comum: massa, carga elétrica e momentum angular.

 

Em 1975, o físico inglês Stephen Hawking fez uma importante descoberta sobre os buracos negros. De acordo com Hawking, os buracos negros podem evaporar, perdendo nesse processo uma pequena quantidade de massa.

 

Os buracos negros têm forças gravitacionais extremamente fortes devido à sua massa densa. Essa gravidade é tão poderosa que pode puxar objetos próximos e até afetar a trajetória da luz.

 

Muitas vezes, os buracos negros são cercados por um disco de material em órbita composto por poeira, gás e outros detritos. Esse material aquece devido às intensas forças gravitacionais e emite radiação de alta energia que pode ser observada com telescópios.

 

• "Espaguetificação" é o termo usado para descrever o efeito da gravidade de um buraco negro em objetos que se aproximam demais. As forças gravitacionais diferenciais esticam e comprimem objetos em formas longas e finas, como espaguete.

 

 

Representação artística de uma fusão entre dois buracos negros

Representação artística de uma fusão entre dois buracos negros (Fonte: Chandra-Harvard).



Curiosidades astronômicas:

 

- O buraco negro mais maciço encontrado, até agora, foi descoberto em dezembro de 2011. De acordo com os astrônomos, que usaram imagens do telescópio Hubble, este buraco negro está localizado no interior da galáxia NGC 4889, a cerca de 335 milhões de anos-luz do nosso planeta.

 

- O buraco negro mais próximo do nosso planeta era, até maio de 2020, o V4641 Sagittarii. Ele encontra-se a uma distância de 1.600 anos-luz da Terra. Porém, em 6 de maio de 2020, o ESA (Observatório Europeu do Sul) anunciou uma grande descoberta. Astrônomos encontraram um buraco negro ainda mais próximo. Ele está localizado no sistema binário estelar HR6819, que está a uma distância de 1 ano-luz da Terra (distância equivalente a 9,45 trilhões de quilômetros). Em noites muito escuras, sem nuvens ou poluição, ele pode ser observado a olho nu (apenas no Hemisfério Sul).

 

Buraco negro Messier 87

Messier 87: é um buraco negro supermassivo com massa aproximada de 7 bilhões de vezes a do Sol.

 

 

Saiba mais:

 

Obtenha mais dados e informações sobre os buracos negros no website oficial da NASA.

 

 





Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Buraco Negro
Autor: Taylor, John
Editora: Francisco Alves

 

Fonte de referência:

 

NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. [S.l.]:Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1999. 1 CD-ROM.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.