Definição (o que é)
A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis). Geralmente, elas ficavam localizadas na região central da cidade.
As assembleias
As assembleias aconteciam na Ágora e os gregos podiam decidir sobre temas ligados a justiça, obras públicas, leis, cultura, etc. Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era um espaço público de debates para os cidadãos gregos.
Outras finalidades da Ágora
A Ágora também possuía finalidades religiosas (eventos, cerimônias) e econômicas (negociações, acordos econômicos, comércio de mercadorias, etc.). Neste último caso, funcionavam como mercado público.
Em algumas cidades-estado, a ágora possuía também uma importante função religiosa, pois nela eram realizados cultos e erguidas estátuas de deuses e construídos templos.
Você sabia?
- Em Atenas existe atualmente o Museu Ágora de Atenas. Construído em 1957, ele possui um rico acervo sobre a História da Grécia Antiga.
- A Ágora era decorada com pórticos e estátuas (principalmente de deuses).
![]() |
Ruínas da ágora de Atenas. |
Veja também:
• História de Atenas na Antiguidade
Última atualização: 20/06/2023
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de referência:
- ARRUDA. José Jobson de Andrade. História Antiga e Medieval. São Paulo: Editora Ática, 1988.
- GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.