Introdução
O carnaval é uma data comemorativa bastante popular e comemorada com muita festa em praticamente todo o território brasileiro.
Para esta festa, foram criados vários tipos de músicas e também de danças, sendo que seu estilo pode variar de região para região dentro de nosso imenso país.
O que é
O frevo é uma dança com muito movimento, que surgiu entre o final do século XIX e início do XX. Sua principal característica é o uso de pequenos guarda-chuvas coloridos, utilizados pelos dançarinos.
Origem do frevo
Em Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo.
A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.
As principais características do frevo são:
• Como vimos, o frevo é tocado, contudo, em alguns casos, ele também pode ser cantado.
• Há ainda uma forma mais lenta de frevo, e esta, é chamada de frevo-canção.
• A dança é rápida e caracterizada por muitos movimentos de pernas, que muitas vezes são dobradas no ritmo da coreografia.
• Uma característica icônica do frevo é o uso da sombrinha, pequena e colorida, que é usada pelos dançarinos durante as apresentações.
• Os trajes usados pelos dançarinos de frevo são coloridos e geralmente confortáveis, para permitir a liberdade de movimento necessária para a dança.
Frevo: dança, cores e alegria. |
Tipos de frevo:
Existem três tipos de frevos, cada qual com suas características particulares. São eles:
1. Frevo de rua: possui ritmo rápido (acelerado). A música é apenas tocada por instrumentos, pois não possuem letras.
2. Frevo de bloco: letras saudosistas, que falam de antigos carnavais. A orquestra é formada por instrumentos como, por exemplo, cavaquinhos, flautas, violões e bandolins.
3. Frevo-canção: músicas seguem temáticas atuais sendo acompanhadas por orquestra.
Você sabia?
- É comemorado em 14 de setembro o Dia do Frevo.
- O frevo foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012, reconhecendo sua importância cultural para o Brasil e para o mundo.
Mulheres dançando frevo de rua em Recife: linda festa popular carnavalesca do Nordeste brasileiro. |
Revisado por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).
Vídeo indicado no YouTube:
História do Frevo - Canal Arte Lívia Chagas