Dados gerais e distribuição
O Cavia Aperea é mais conhecido como Preá e pertence à família dos roedores. Tem vasta distribuição da espécie na América do Sul e sua aparência é de um porquinho-da-índia.
É originário das regiões Sudeste e Sul do Brasil, Paraguai, Colômbia e Argentina. Em algumas regiões do Brasil o Preá é criado e utilizado para alimentação.
Características físicas e hábitos
O preá tem porte pequeno, mede aproximadamente 25 cm de comprimento. Apesar de pequeno, pode chegar a pesar até 1 kg, o que deixa sua constituição bem robusta.
Tem o corpo coberto por uma pelagem que pode variar sua cor de acinzentada ou castanho-escuro, o que facilita sua camuflagem no meio onde vive, orelhas e patas curtas, dentes pontiagudos, afiados e brancos. Possuem orelhas curtas e olhos grandes e escuros.
É uma espécie terrestre, mas para fugir de seus predadores, tais como cobras, aves de rapina, felinos selvagens ou até mesmo cães domésticos quando atacam propriedades rurais, usam sua agilidade tanto na terra como na água, onde nadam e mergulham com destreza.
Tem hábitos noturnos e só abandona a toca no período da noite. Vivem em pequenos grupos, em torno de 10 indivíduos, geralmente percorrendo as trilhas que já são conhecidas pelo bando. Seu comportamento é arisco e por isto evita espaços abertos quando sai à noite em busca de comida.
Os préás podem viver em pequenos grupos ou de forma solitária, dependendo do ambiente e da disponibilidade de recursos.
Alimentação
É um animal estritamente herbívoro. Sua alimentação é retirada de árvores, sementes, frutas, brotos, raízes, ervas e folhas.
Quando seu habitat natural é alterado, os grupos costumam invadir plantações (arrozais e hortas) e passam a ser vistos como uma praga.
Uma curiosidade é que apesar de herbívoro, o preá não pode comer alface, porque provoca graves problemas intestinais.
Habitat
O preá é uma espécie que varia muito seu habitat, podem ser pastagens, bosques, cerrados, savanas úmidas, ribeirinhos, gravatás, moitas, sempre dando preferência para locais mais próximos a córregos e riachos.
Aqui no Brasil, o preá é comum na fauna do bioma Caatinga, região do interior do Nordeste. Também podemos encontrar eles, em grande número, na região do Cerrado brasileiro.
Preá (Cavia aperea): esse pequeno roedor é muito comum na fauna nordestina. |
Reprodução
A fêmea pode ter duas ninhadas ao ano e o ciclo de gestação varia de 60 a 70 dias. A quantidade de filhotes varia de 1 a 5.
Apesar da evidência de se reproduzirem bastante, algumas espécies de preá estão com sua população muito reduzidas. Em alguns casos o turismo não controlado está trazendo uma séria ameaça a este animal.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Caviidae
Gênero: Cavia
Espécie: C. aperea