Significado do nome
O jacaré-de-papo-amarelo é um réptil que pertence à família dos Alligatoridae e seu nome cientifico é Caiman Latirostris. Possui o focinho maior que todos os crocodilos e seu nome origina deste fato. O nome vem do latim lati (amplo ou largo) e rostris (focinho ou nariz).
Características principais
O jacaré-de-papo-amarelo é carnívoro e seu ciclo de vida é longo, pois pode viver de 50 a 70 anos. Ele mede, em média, dois metros, mas existem registros de animais da espécie com até 3,5 metros de comprimento.
É encontrado nos países da América do Sul, tais como: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.
Durante a fase do acasalamento estes animais costumam ter na área do papo a cor amarela, o que deu origem ao seu nome popular.
Sua mordida é tão forte que pode até quebrar um casco de tartaruga com facilidade. Seu corpo é repleto de placas duras e sua cauda tem formato de serra, sendo resistente como um chicote.
Alimentação
Alimentam-se, principalmente, de peixes, morcegos, aves, crustáceos, moluscos e até mesmo outros repteis (cobras, por exemplo). Sua alimentação pode variar de acordo com seu tamanho.
Reprodução
Sua época de acasalamento é de agosto a janeiro no Brasil, de janeiro a março na Argentina e janeiro no Uruguai. Esta variação corresponde aos meses mais quentes em cada localidade.
A reprodução acontece na terra, em charcos, ilhas fluviais, florestas, sempre em locais úmidos, geralmente perto das águas. A fêmea põe de vinte a trinta e cinco ovos e depois disto, como os da sua espécie, se torna muito agressiva e só se afasta do local para se alimentar, temendo os predadores (de ovos) como: macacos, raposas e aves. O período de gestação varia entre setenta a noventa dias.
Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris): podemos encontrar, no Brasil, principalmente nas margens dos rios Paraná e São Francisco. |
Habitat
O jacaré-de-papo-amarelo é encontrado em pântanos, rios, charcos e riachos, que oferecem grande quantidade de vegetação aquática. É encontrado também em regiões com água salobra ou salgada (áreas de mangues).
Atualmente, no Brasil, é difícil encontrar um jacaré-de-papo-amarelo “velho”, porque são atacados por caçadores para a retirada de sua pele para comercialização, infelizmente. Porém, ainda podemos encontrar alguns nos biomas da Mata Atlântica e Cerrado. Porém, eles podem ser encontrados em maior quantidade nas bacias dos rios São Francisco e Paraná.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Gênero: Caiman
Espécie: C. latirostris
Cabeça do jacaré-de-papo-amarelo |
Vídeo indicado no YouTube:
Papo de Biólogo: Jacaré-de-papo-amarelo - Canal do Vini Biólogo