Jacaré-de-papo-amarelo

Características principais, habitat, alimentação, reprodução, foto, curiosidades, nome científico e classificação científica


Jacaré-de-papo-amarelo: uma espécie de réptil encontrada na fauna brasileira
Jacaré-de-papo-amarelo: uma espécie de réptil encontrada na fauna brasileira

 

Significado do nome

 

O jacaré-de-papo-amarelo é um réptil que pertence à família dos Alligatoridae e seu nome cientifico é Caiman Latirostris. Possui o focinho maior que todos os crocodilos e seu nome origina deste fato. O nome vem do latim lati (amplo ou largo) e rostris (focinho ou nariz).


Características principais


O jacaré-de-papo-amarelo é carnívoro e seu ciclo de vida é longo, pois pode viver de 50 a 70 anos. Ele mede, em média, dois metros, mas existem registros de animais da espécie com até 3,5 metros de comprimento.


É encontrado nos países da América do Sul, tais como: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.


Durante a fase do acasalamento estes animais costumam ter na área do papo a cor amarela, o que deu origem ao seu nome popular.


Sua mordida é tão forte que pode até quebrar um casco de tartaruga com facilidade. Seu corpo é repleto de placas duras e sua cauda tem formato de serra, sendo resistente como um chicote.


 
Alimentação


Alimentam-se, principalmente, de peixes, morcegos, aves, crustáceos, moluscos e até mesmo outros repteis (cobras, por exemplo). Sua alimentação pode variar de acordo com seu tamanho.


Reprodução


Sua época de acasalamento é de agosto a janeiro no Brasil, de janeiro a março na Argentina e Janeiro no Uruguai. Esta variação corresponde aos meses mais quentes em cada localidade.


A reprodução acontece na terra, em charcos, ilhas fluviais, florestas, sempre em locais úmidos, geralmente perto das águas. A fêmea põe de vinte a trinta e cinco ovos e depois disto, como os da sua espécie, se torna muito agressiva e só se afasta do local para se alimentar, temendo os predadores (de ovos) como: macacos, raposas e aves. O período de gestação varia entre setenta a noventa dias.


 
Habitat


O jacaré-de-papo-amarelo é encontrado em pântanos, rios, charcos e riachos, que oferecem grande quantidade de vegetação aquática. É encontrado também em regiões com água salobra ou salgada (áreas de mangues).


Atualmente, no Brasil, é difícil encontrar um jacaré-de-papo-amarelo “velho”, porque são atacados por caçadores para a retirada de sua pele para comercialização, infelizmente. Porém, ainda podemos encontrar alguns nos biomas da Mata Atlântica e Cerrado. Porém, eles podem ser encontrados em maior quantidade nas bacias dos rios São Francisco e Paraná.

 

Classificação científica

 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Crocodylia

Família: Alligatoridae

Gênero: Caiman

Espécie: C. latirostris






Jacaré-de-papo-amarelo Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.