Bem-te-vi

Características físicas, alimentação, nome científico, classificação, hábitos, imagem, nomes populares e curiosidades


Bem-te-vi: um pássaro muito comum no Brasil, principalmente no Cerrado
Bem-te-vi: um pássaro muito comum no Brasil, principalmente no Cerrado

 

Introdução (dados gerais)


O bem-te-vi é um pássaro da família dos Tiranídeos, podendo ser conhecido também como bem-te-vi-verdadeiro ou bem-te-vi-de-coroa. Seu nome científico é Pitangus sulphuratus. Pode-se dizer ainda que esse é um dos pássaros mais populares no Brasil, que pode ser visto em zonas de mata, florestas, à beira de lagos e rios, em plantações e também nas cidades. Já nas regiões de floresta densa, ele costuma habitar as praias e margens.


Principais características físicas


O bem-te-vi possui entre 20 e 25 centímetros, sendo uma ave de médio porte, com peso entre 52 e 68 gramas. O dorso e a barriga são de cor amarelo vivo, tem uma listra branca acima dos olhos e sua cauda é preta.


O bico do bem-te-vi é longo, preto, achatado e muito resistente. Possui também um topete amarelo que só fica visível quando ele levanta as penas em algumas ocasiões.

 
Alimentação


A alimentação do bem-te-vi é bastante variada, sendo que ele é insetívoro, podendo comer centenas de insetos em apenas um dia. No entanto, ele também pode se alimentar de ovos, frutas, peixes e crustáceos, bem como girinos de lagos de menor profundidade.


Reprodução


O bem-te-vi costuma fazer grandes ninhos esféricos, usando ramas de vegetais, capim e pequenos gravetos. O ninho pode ser feito até mesmo em grandes áreas urbanas. A fêmea põe de 2 a 4 ovos por vez.


Hábitos


Quando aos seus hábitos, sabe-se que o bem-te-vi pode ter um comportamento bastante agressivo contra possíveis ameaças, tais como gaviões, urubus e outros pássaros que invadem seu território.

 

Curiosidades:

 

- O Cerrado é o bioma em que encontramos esta espécie de pássaro em maior quantidade no Brasil.


- O mais interessante, é que o bem-te-vi é popular também em outros países, recebendo também, assim como no Brasil, nomes que são onomatopeias ao som do seu canto em diversas línguas. Em inglês, ele é conhecido como kiskadee, em francês é conhecido como qu´est ce e em espanhol é conhecido como bichofeo.


- Há uma história que diz que o bem-te-vi é um pássaro odiado por Deus. Isso porque ele não parava de cantar “bem-te-vi, bem-te-vi” quando Jesus estava escondido dos soldados que o queriam matar, fazendo com que fosse encontrado. Obviamente isso é apenas uma lenda.


- Há também uma crença popular, que chama o bem-te-vi de anunciador de chuva. Dizem que, quando muitos bem-te-vis começam a cantar é porque a chuva está para chegar.


Classificação científica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Tyrannidae
Gênero: Pitangus
Espécie: P. sulphuratus






Bem-te-vi Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.