Revolta da Armada

O que foi, história resumida, quando aconteceu, foto, causas principais


Baía da Guanabara durante bombardeios em 13 de setembro de 1893.
Baía da Guanabara durante bombardeios em 13 de setembro de 1893.

 

O que foi

Levante da Marinha brasileira que, insatisfeita com a recém-proclamada República, exigia a renúncia do presidente Floriano Peixoto.



História resumida


Os anos que se seguiram à derrubada da monarquia brasileira em 1889 testemunharam considerável agitação política. Em fevereiro de 1891, foi eleito o primeiro presidente da república, o marechal Deodoro da Fonseca. No entanto, depois de ordenar o fechamento do Congresso, ele foi forçado a renunciar quando o almirante Custódio de Melo ameaçou bombardear o Rio de Janeiro. O vice-presidente marechal Floriano Peixoto assumiu então a presidência.

 

Como a Constituição de 1891 estipulava que novas eleições deviam ser realizadas se o presidente renunciasse antes de completar dois anos no poder, o governo de Peixoto era considerado como ilegal. Suas tendências autoritárias e centralizadoras criaram, além disso, mais descontentamento. Consequentemente, em março de 1892, treze generais e almirantes assinaram um manifesto pedindo eleições presidenciais de acordo com a Constituição. Peixoto reagiu muito fortemente a isso, demitindo-os ou aprisionando-os.

 

Em 6 de setembro de 1893 um grupo de oficiais voltou a se manifestar, e em 13 de setembro começaram os bombardeios aos fortes do litoral. Como não tivessem apoio popular, em maio de 1894 a revolta foi sufocada.



Fontes:


https://atlas.fgv.br/verbetes/revolta-da-armada


http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=revolta-da-armada






Revolta da Armada Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A Revolta da Armada

Autor: Martins, Hélio Leôncio

Editora: Biblioteca do Exército

Ano: 1997

Temas do livro: História do Brasil


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.