O que foi
A “Noite das Garrafadas” foi um acontecimento (conflito urbano), ocorrido em 13 de março de 1831, na cidade do Rio de Janeiro, de protesto popular contra o imperador Dom Pedro I. Representou as dificuldades políticas enfrentadas pelo imperador e teve forte influência na renúncia de Dom Pedro I em 7 de abril de 1831.
Contexto histórico
No início da década de 1830, o governo de Dom Pedro I enfrentava uma grave crise política. Em 1830, Libero Badaró, jornalista que fazia duras críticas ao governo imperial, foi assassinado. Investigações mostraram que os assassinos do jornalista possuíam ligações com o imperador. Este foi responsabilizado indiretamente pelo crime, fato que aumentou a insatisfação popular ao seu governo, aumentando a crise política no país.
O fato histórico
Em visita à cidade de Ouro Preto (Minas Gerais), o imperador foi alvo de manifestações públicas de protesto contra o envolvimento de Dom Pedro I no assassinato de Líbero Badaró. Estes manifestantes apresentaram, no momento da visita do imperador, faixas negras, simbolizando o luto pelo fato.
A retornar ao Rio de Janeiro, defensores do imperador (principalmente portugueses) entraram em conflito com seus opositores (maioria de integrantes do Partido Brasileiro). Estes, munidos de garrafas de vidro e pedaços de pau, entraram em conflito com os defensores do imperador, provocando um verdadeiro conflito popular de rua, marcado por agressões, insultos e provocações.
Conclusão e consequências
A “Noite das Garrafadas” deve ser entendida no contexto histórico das dificuldades políticas encontradas por Dom Pedro I no começo da década de 1830. Foi um evento que aumentou a insatisfação popular com o governo imperial e jogou este numa profunda crise, que desencadeou na renúncia do imperador na madrugada de 7 de abril de 1831.
Abdicação de Dom Pedro I: Noite das Garrafadas foi uma das causas. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de referência:
- VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
- DOLHNIKOFF, Miriam. História do Brasil Império. São Paulo: Contexto, 2017.