O que foi
O comércio triangular no Brasil Colônia foi aquele realizado pelos comerciantes portugueses entre Portugal, Brasil e África (colônias portuguesas, principalmente Guiné, Moçambique e Angola). Foi denominado triangular pois as três rotas eram: de Portugal para África; da África para o Brasil e do Brasil para Portugal.
As três etapas do comércio triangular:
1 - Portugal transportava, via marítima (com uso de caravelas), mercadorias para a África. Essas mercadorias (fumo, aguardente, espelhos, etc.) eram trocadas por escravos com os chefes de tribos africanas, que ofereciam aos portugueses os prisioneiros de guerra.
2 – Os comerciantes portugueses levavam, em suas caravelas, escravos da África para serem comercializados no Brasil (principalmente nos engenhos de açúcar no Nordeste).
3 – Numa terceira etapa, os portugueses carregavam grandes quantidades de açúcar nas caravelas e levavam para Portugal, para na sequência serem vendidas na Europa.
Esse comércio era muito lucrativo e favorável do ponto de vista logístico, pois os comerciantes sempre estavam transportando ou mercadorias, ou açúcar ou escravos africanos. Os comerciantes portugueses enriqueceram muito com esse comércio triangular.
![]() |
Caravela: usada no comércio triangular (réplica feita nos dias atuais). |
Artigo publicado em: 24/11/2019
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
- CÁCERES, Florival. História do Brasil. São Paulo: Moderna, 1993.
- SILVA, Francisco de Assis. História do Brasil – Colônia, Império e República. São Paulo: Moderna, 2000.