Toltecas

Os Toltecas foram uma civilização mesoamericana que floresceu entre os séculos X e XII, conhecida por suas contribuições culturais e artísticas, especialmente na arquitetura e escultura, e por influenciar civilizações posteriores como os Astecas.


Estátuas de pedras feitas pelos toltecas
Estátuas de pedras feitas pelos toltecas

 

Quem eram

 

Os toltecas eram povos pré-colombianos originários da região Norte do México. O período de desenvolvimento dessa civilização foi entre os séculos X e XII (aproximadamente 950 e 1150). Através de guerras, conquistaram também a região Central do território mexicano.

 

Principais características da cultura, sociedade, religião, economia e arte:

 

Falavam o idioma Nahuatl.

 

A capital tolteca era Tollan (Tula), que significava “Lugar dos Juncos”. Foi uma cidade bem desenvolvida para a época, pois possuía palácios, templos em formato de pirâmides, áreas esportivas e muitas estátuas de pedra em homenagem aos deuses.

 

Possuíam uma escrita e organizavam o tempo com a elaboração de calendários.

 

A religião tolteca era politeísta (crença em vários deuses e divindades). O principal deus era Quetzalcóatl (Serpente Emplumada). Praticavam rituais religiosos com sacrifícios humanos.

 

A arte tolteca também se desenvolveu muito. Podemos destacar como características desta arte a confecção de objetos de metal e estátuas de pedra (geralmente reclinadas), que representavam cenas religiosas ou figuras divinas.

 

Os toltecas eram excelentes guerreiros. Através de guerras, conquistaram, entre os séculos XI e XII, quase toda região central do território mexicano.

 

Na alimentação, o amaranto era um alimento de grande importância na dieta dos toltecas.

 

A sociedade era dividida basicamente em dois grupos sociais: os privilegiados (governantes, militares e sacerdotes) e os servis (camponeses, pequenos artesãos, carpinteiros, pedreiros, tecelões, entre outros).

 

A agricultura era a base da economia tolteca. Desenvolveram complexos sistemas de irrigação. Plantavam, principalmente, feijão, milho e amaranto.

 

Os toltecas também praticavam o comércio com povos de regiões distantes. Era uma importante forma de obtenção de matérias-primas e bens.

 

Porém, em meados do século XII, foram dominados pelos chichimecas (povos da região norte do México). A cidade de Tollan foi invadida, saqueada e destruída.

 

•  A cultura tolteca influenciou significativamente outras civilizações mesoamericanas, incluindo os astecas, que os consideravam seus predecessores intelectuais e culturais.

 

Quetzalcóatl (Serpente Emplumada), deus do vento e do juízo na religião tolteca

Quetzalcóatl (Serpente Emplumada), deus do vento e do juízo na religião tolteca.

 


Relevo de um jaguar

Relevo de um jaguar feito pelos toltecas

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fonte de referência do texto:

 

SCHNNEBERGER, Carlos Alberto. Manual Compacto de História Geral. São Paulo: Editora Rideel, 2011.

ARAÚJO, Daniel de. História Geral – Coleção Diplomata. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

 

CIVILIZAÇÃO TOLTECA | RESUMO ESCOLAR - Canal Resumos Animados


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.