Período Medieval Resumido

Principais aspectos do período medieval, época, economia, camadas sociais, religiosidade, poder da igreja, guerras, impostos, feudo


As três camadas da sociedade medieval: clero, nobres e camponeses
As três camadas da sociedade medieval: clero, nobres e camponeses


Período Medieval Resumido

 

A Idade Média foi um período da História da Europa, que ocorreu entre os séculos V e XV. Teve início no final do século V, com as invasões bárbaras.

 

O poder político era descentralizado, ou seja, estava nas mãos dos senhores feudais, que controlavam seus feudos.

 

A sociedade medieval era hierarquizada e dividida em camadas: no topo da sociedade estava o clero (papa, bispos, padres, etc.). Logo após estava a nobreza, que era composta por senhores feudais, reis, condes, duques, cavaleiros e etc. A maior parte da sociedade medieval, cerca de 90%, era formada por servos (camponeses pobres). O clero era responsável pela religião, a nobreza pela guerra e os servos pelo trabalho no campo.

 

Os camponeses tinham muitas obrigações e pagavam muitos impostos. Entre estes impostos, podemos citar: corveia (trabalho nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção paga aos donos das terras), banalidades (taxa paga pelo uso das instalações do feudo) e Tostão de Pedro (pago à Igreja).

 

A unidade de produção era o feudo, que era uma grande propriedade rural, composta por castelo, terras de agricultura, igreja, moinho e vila camponesa. Este sistema de produção é conhecido como feudalismo.

 

A Igreja Católica possuía o poder espiritual, além de poder político e econômico. A sociedade medieval era teocêntrica, ou seja, a religião estava no centro da vida.

 

A Idade Média foi marcada por muitas guerras entre senhores feudais e reis. As guerras eram um instrumento de aumento de poder e recursos econômicos (principalmente terras). Quem tinha terras, neste período, possuía muito poder político

.

A economia era de subsistência e baseada, principalmente, na agricultura. Grande parte das relações comerciais acontecia através das trocas de mercadorias.

 

O feudalismo entrou em crise no século XV, com o renascimento comercial e urbano.




Impressão


Período Medieval Resumido Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.