Introdução (o que foi)
O período Entre Guerras foi uma fase da História do século XX que vai do final da Primeira Guerra Mundial até o início da Segunda Guerra Mundial, ou seja, entre 1918 a 1939. Este período foi marcado por vários acontecimentos mundiais, que são de extrema importância para entendermos a História mundial dos anos seguintes.
Principais acontecimentos históricos (fatos) deste período:
Tratado de Versalhes (1919): impôs várias sanções e restrições à Alemanha, tais como: perda de colônias na África, entrega da região da Alsácia Lorena à França, limitação do exército alemão, pagamento de indenização pelas perdas provocadas aos aliados.
Sufrágio Feminino nos Estados Unidos (1920): a 19ª Emenda à Constituição dos EUA foi ratificada em 18 de agosto de 1920, concedendo às mulheres o direito de votar.
Fascismo na Itália: os fascistas ganham força na Itália sob a liderança de Benito Mussolini. Em 1922, ocorre a Marcha sobre Roma e os fascistas assumem o poder na Itália.
Entre 1919 e 1922, ocorreu a Guerra Greco-Turca, no contexto da divisão do Império Otomano, gerada por disputa de território. O conflito foi vencido pela Turquia.
Em 1925 foi assinado o Pacto de Locarno, um conjunto de tratados que garantiam as fronteiras da Alemanha com a França e a Bélgica.
Em 1929, é assinado o Tratado de Latrão na Itália. Neste documento o papa Pio XI reconhece a Itália como país e Mussolini concede ao Vaticano a soberania como Estado Independente.
Em 1929, ocorre a Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e a crise econômica afeta a economia de vários países do mundo todo, inclusive a brasileira.
Nas eleições parlamentares alemãs de 1930, o Partido Nacional Socialista (nazista) torna-se o partido com maior representação no Parlamento Alemão. Em 1933, Adolf Hitler torna-se chanceler da Alemanha e começa a implantar o regime nazista na Alemanha e, futuramente, nos países ocupados. A Expansão territorial e revanchismo marcaram a política externa adotada pela Alemanha nazista durante a década de 1930.
Ascensão nazista na Alemanha: importante fato histórico no período entre guerras. |
Em 1933, entra em vigor o “New Deal”, plano econômico criado pelo governo Roosevelt para tirar a economia norte-americana da recessão.
Em 1936, tem início a Guerra Civil Espanhola. No ano seguinte, aviões alemães bombardeiam a cidade espanhola de Guernica. Era o apoio de Hitler aos franquistas contra os republicanos.
Acordo de Munique (1938): assinado em 30 de setembro de 1938, permitindo que a Alemanha Nazista anexasse a região dos Sudetos da Tchecoslováquia, destacando as políticas de apaziguamento no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.
Noite dos Cristais (1938): uma série de ataques coordenados contra judeus em toda a Alemanha Nazista e partes da Áustria em 9 e 10 de novembro de 1938, marcando uma escalada significativa das políticas antissemitas.
Em 1938, a Alemanha anexa a Áustria. No ano seguinte, a Polônia é invadida pela Alemanha. França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha. Começa a Segunda Guerra Mundial.
Fim da Guerra Civil Espanhola (1939): um dos principais fatos históricos do Período entre Guerras. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de pesquisa consultadas para a elaboração do texto:
- HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
- DANTAS, José. História Geral. São Paulo: Moderna, 1995.
Vídeo indicado no YouTube:
- Período Entre Guerras 1918 1939 - Canal do Professor Eloir - História