História do Petróleo no Brasil em ordem cronológica
- Podemos dizer que a História do Petróleo no Brasil teve início em 1892. Neste ano, o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo perfurou o primeiro poço em busca de petróleo em sua fazenda na cidade de Bofete (interior do estado de São Paulo). Porém, o poço de 488 metros de profundidade teve come resultado apenas água sulfurosa. Foi a primeira tentativa de se encontrar petróleo em território brasileiro.
- Em 1938 foi criado o Conselho Nacional de Petróleo.
- Foi somente em 1939, no bairro de Lobato (Salvador-BA) que foi descoberta a primeira jazida de petróleo explorável comercialmente.
- No ano de 1948 é criado o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo, cujo objetivo era coordenar a campanha "O petróleo é nosso".
- Em 1949 entra em operação, na região do Recôncavo Baiano, o primeiro oleoduto brasileiro.
- Em 1950 ocorre a instalação da refinaria Landulfo Alves no município baiano de Mataripe.
- Em 1950 o primeiro petroleiro (embarcação de transporte de petróleo) é lançado ao mar.
- Em 3 de outubro de 1953 é fundada a Petrobrás (empresa estatal) e instituído através de lei o monopólio na extração e refino do petróleo em território nacional.
![]() |
O ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas (com a mão com petróleo), na fundação da Petrobrás em 3 de outubro de 1953. |
- Em 1954 entra em operação a Petrobrás.
- Em 1968 ocorre a primeira descoberta de petróleo no mar, no campo de Guaricema em Sergipe.
- Para aumentar a pesquisa de novas jazidas de petróleo no Brasil, em 1975 são adotados os contratos de risco entre a Petrobrás e empresas privadas.
- Em 1997 é sancionada a lei que quebra o monopólio da Petrobrás na exploração do petróleo no Brasil.
- Em 2006 é alcançada a autossuficiência temporária em petróleo.
- Em janeiro de 2009 começa a operar a plataforma de petróleo da Petrobrás P-51, a primeira construída 100% no Brasil.
- Em setembro de 2008, começa a primeira produção no pré-sal no campo de Jubarte (a Bacia de Campos, litoral sul do estado do Espírito Santo).
- Em 2016, o Brasil se tornou o maior produtor de petróleo da América Latina com 918,7 milhões de barris. Foi um crescimento de 3,2% em relação ao ano de 2015. O Brasil já é o 10º maior produtor de petróleo do mundo.
- Em 2018, a produção de petróleo no Brasil foi de, aproximadamente, 3,16 milhões de barris por dia. Só a Petrobrás foi responsável pela produção de 2,63 mbd (milhões de barris por dia).
- Em 2019, a Petrobras produziu 1,018 bilhão de barris, um crescimento de 7,78% em relação ao volume produzido no ano anterior.
- Em 2022, as produções anuais médias de petróleo e de gás natural foram recordes, no Brasil. A de petróleo foi de 3,02 milhões de barris por dia. Já a produção de gás natural atingiu média anual 138 milhões de metros cúbicos por dia nesse mesmo ano.
|
Perfuração de poço de petróleo em Bofete (interior do Estado de SP) em 1892. |
A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.
|
Localização da camada pré-sal (no destaque) |
Dados e exploração de petróleo na camada pré-sal
Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos a partir da decomposição de materiais orgânicos.
Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.
Em setembro de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorreu no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34.
Você sabia?
- A descoberta de petróleo no pré-sal ocorreu no ano de 2006, no campo de Lula (bacia de Campos). Atualmente (2018), este campo é o maior produtor de petróleo do pré-sal do Brasil, com média de 840 mil barris de petróleo por dia.
- Em setembro de 2008, foi produzido o primeiro óleo originário do pré-sal. Ele foi extraído no campo de Jubarte (bacia de Campos).
- Em média, a produção de petróleo derivado da camada pré-sal no Brasil é de 1,5 milhão de barris por dia. Já a produção de gás natural no pré-sal é de, aproximadamente, 60 mil metros cúbicos por dia. (dados de janeiro de 2021).
![]() |
Plataforma da Petrobras P-51, inaugurada em 2009: exploração de petróleo do pré-sal na Bacia de Tupi. |
Principal fonte dos dados: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Última atualização: 07/03/2023
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
História do petróleo no Brasil
Autor: Quintans, Luiz C. P. e outros
Editora: Freitas Bastos
Fonte de referência:
- COTTA, Pery - O petróleo é nosso? - Guavira Editores, 1975