Burguesia

A burguesia é uma classe social que surgiu no final da Idade Média e estava ligada ao comércio e as finanças.


Burgo: habitação da burguesia na Idade Média
Burgo: habitação da burguesia na Idade Média

 

Significado, história, conceito e origem:

 

A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias, etc.) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.

 

Os burgueses possuíam determinados privilégios dentro do burgo que habitavam.



A burguesia e a origem do capitalismo

 

A burguesia foi fundamental na acumulação de capital. Isso foi alcançado através do comércio, colonização e, mais tarde, produção industrial. Sua capacidade de reinvestir lucros nos negócios foi uma característica fundamental do capitalismo emergente.


Ela também defendeu o desenvolvimento de uma economia de mercado baseada nos princípios de oferta e demanda, competição e propriedade privada. Isso representou uma mudança em relação à economia feudal, que se baseava na agricultura de subsistência e em hierarquias sociais rígidas.


A Revolução Industrial, que começou no século XVIII, foi em grande parte impulsionada pela burguesia. Seus investimentos em novas tecnologias e fábricas levaram a um aumento maciço na produção, comércio e riqueza, acelerando o crescimento do capitalismo.


À medida que seu poder econômico crescia, a burguesia também ganhava influência política. Eles defendiam mudanças legais e políticas que apoiavam os direitos de propriedade privada, mercados livres e livre comércio – todos pilares da ideologia capitalista.



Frases exemplos: 

 

- A burguesia participou do renascimento comercial e urbano.

 

- No final da Idade Média predominava a burguesia comercial, porém a financeira estava também em crescimento.



Explicação da frase:


Durante grande parte da Idade Média (do século V ao XII) o comércio praticamente inexistiu. Com o final das Cruzadas e a abertura do Mar Mediterrâneo, o comércio começou a crescer novamente. A burguesia contribuiu para este processo.

 

Palavras derivadas e relacionadas: burgueses, burguesa, burguês, burguesada (coletivo de burguês), burguesice (ato de agir de um burguês) e burgo.

 

Etimologia (origem da palavra): a palavra burguesia deriva do latim burguensis, que significa "habitante de um burgo". O termo burguesia começou a aparecer, pela primeira vez, em textos medievais, no final do século XI.

 

Uso pejorativo atual: palavra usada para referir-se a pessoas da classe média, que dão muito valor ao dinheiro e aos bens materiais.

 

Casal de burgueses da Baixa Idade Média

Casal de burgueses da Baixa Idade Média, período de surgimento dessa classe social.


 

Definição do Dicionário:

 

De acordo com o dicionário Houaiss, Burguesia é uma "classe social surgida na Europa, com o desenvolvimento dos burgos medievais e o influxo do comércio na sociedade feudal, e que principia a gozar, com o seu enriquecimento, de crescente liberdade e poder, passando a dominar sociopolítica e economicamente as outras classes, a partir da Revolução Francesa (1789)". (Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa Houaiss, 2009).



Você sabia?

 

Karl Marx (filósofo e economista alemão do século XIX) empregava o termo "burguesia" para se referir a classe média alta capitalista.

 

 



Última atualização: 16/01/2024

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Estado e burguesia no Brasil - origens da autocracia burguesa

Autor: Mazzeo, Antonio Carlos

Editora: Boitempo

 

Fontes de pequisa do texto:

 

- VICENTINO, Cláudio. História Geral – volume único. São Paulo: Editora Scipione, 2011.

- NETO, J. A. Freitas; TASINAFO, Celio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2015.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.